Temas de Cultura Portuguesa I
Código: 53042
Departamento: DH
ECTS: 15
Área científica: Literatura e Cultura Portuguesas
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 60

A unidade curricular Temas de Cultura Portuguesa I propõe um estudo aprofundado da construção romanesca de José Saramago, explorando diálogos intertextuais marcantes e estratégias narrativas que são revisitadas e atualizadas no conjunto da sua obra, num exercício de reflexão constante sobre a sua época tanto quanto sobre a  tradição literária a que a sua criação se vincula.

Trata-se de entrar na oficina do escritor, de analisar a sua elaboração narrativa, incluindo alguns dos materiais que para ela contribuem, e de perceber, enfim, como Saramago estabelece pontes com os seus predecessores, tanto no conteúdo como na forma. O curso busca ainda articular conceitos narratológicos com uma análise comparativa de diferentes textos e géneros literários, incentivando a investigação e o aprofundamento do estudo da Cultura e da Literatura Portuguesas do século XX.

José Saramago

Intertextualidade

Construção narrativa

Cultura e Literatura Portuguesas

No final desta unidade curricular, espera-se que o(a) doutorando(a) adquira e desenvolva as seguintes competências, de caráter geral e específico:

-  Capacidade de relacionar textos literários com os respetivos contextos de produção;

-  Capacidade de estabelecer conexões pertinentes entre diferentes autores e géneros literários;

-  Capacidade de identificar e analisar diálogos intertextuais e estratégias narrativas na construção romanesca de José Saramago e de outros escritores contemporâneos;

-  Capacidade de formular e expor ideias com clareza, rigor e fundamentação crítica;

Capacidade de desenvolver uma investigação aprofundada, utilizando as ferramentas adquiridas ao longo da unidade curricular para elaborar trabalhos que apresentem uma abordagem crítica e inovadora sobre os temas estudados.

A produção literária de José Saramago será o ponto de partida desta unidade curricular, possibilitando um diálogo profícuo com outros autores e o estudo de obras e géneros literários variados, do romance ao conto, passando pela poesia e pelo teatro.

Com foco na ficção produzida em Portugal em diferentes momentos do século XX, o programa de Temas de Cultura Portuguesa I organiza-se em torno de quatro grandes tópicos, que serão desenvolvidos com o auxílio de textos críticos selecionados e de conceitos narratológicos utilizados como ferramentas heurísticas:

  1. O leitor e escritor José Saramago;
  2. A intertextualidade e o trabalho da citação;
  3. A oficina do escritor: o trabalho de investigação;
  4. Fronteiras borradas: a metalepse narrativa.

NOTA: Apresentam-se aqui apenas algumas obras de leitura obrigatória e/ou de referência. Para cada um dos módulos do programa será indicada bibliografia específica no decorrer da lecionação da unidade curricular.

AGUILERA, Fernando Gómez, José Saramago, a consistência dos sonhos: cronobiografia, trad. António Gonçalves, Lisboa, Caminho, 2008.

BLOOM, Harold, Bloom’s Modern Critical Views: José Saramago, Philadelphia, Chelsea House Publishing, 2005.

COMPAGNON, Antoine, La seconde main ou le travail de la citation, 2. ed., Paris, Seuil, 2016.

DAWSON, Paul; MÄKELÄ, Maria (orgs.), The Routledge Companion to Narrative Theory, New York, Routledge, 2023.

ELIOT, T. S., The Sacred Wood: Essays on Poetry and Criticism, 2. ed., Londres, Methuen, 1928.

GENETTE, Gérard, Métalepse : de la figure à la fiction, Paris, Seuil, 2004.

HERMAN, David; JAHN, Manfred; RYAN, Marie-Laure (orgs.), Routledge Encyclopedia of Narrative Theory, New York, Routledge, 2005.

LAVOCAT, Françoise, Fait et fiction : pour une frontière, Paris, Seuil, 2016.

SARAMAGO, José, Discursos de Estocolmo, Lisboa, Fundação José Saramago, s.d [1998].

SARAMAGO, José, História do cerco de Lisboa, 10. ed., Porto, Porto Editora, 2014 [1989].

SARAMAGO, José, “História e ficção”, Jornal de Letras, Artes e Ideias, Lisboa, ano 10, n. 400, 6 mar. 1990, p. 16-20.

SARAMAGO, José, O ano da morte de Ricardo Reis, 25. ed., Porto, Porto Editora, 2016 [1984].

E-learning.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de aprendizagem da unidade curricular.