Política de Língua e Gestão Linguística: Teoria e Metodologia
Código: 53052
Departamento: DH
ECTS: 15
Área científica: Política de Língua
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 60

Trata-se de um seminário de aprofundamento teórico que pretende cobrir as discussões nas áreas determinantes que contribuem para a definição e implementação de uma política de língua, sobre o modo como se vão construindo saberes sobre a diversidade linguística e cultural e das relações que se estabelecem nos espaços onde os falantes interagem e das consequências que intervenções em política de língua comportam e contribuem para mudanças sociais dos falantes.

Organizada em 3 módulos, o seminário apresenta 3 eixos de discussão teórica que concorrem para os objetivos de aprendizagem. Integram políticas públicas de educação e, no caso das línguas de comunicação internacional, a sua relação com os seus espaços geopolíticos, incluindo consequências para o multilinguismo, plurilinguismo em sociedades plurais. Este seminário proporciona instrumentos teórico-analíticos de modo a permitir a compreensão da construção dos saberes numa perspetiva crítica no seio da Política de Língua e Gestão Linguística.

Política de língua, Gestão Linguística, Diversidade, Línguas Globais, Multilinguismo, Língua Portuguesa.

No final deste seminário os estudantes deverão estar aptos a:

- Explicar a natureza, relevância e fins das Políticas de Língua;

- Analisar e aplicar os conceitos adquiridos a situações e problemas concretos num quadro social e geopolítico caracterizado pela globalização e pela diversidade linguística;

- Descrever e distinguir os diversos planos de intervenção (nos contextos nacionais e internacionais), estratégias e consequências sociais das políticas de língua e da gestão linguística (language management).

1. O domínio científico da Política de Língua e da Gestão Linguística;

1.1. Política de língua e mudança social;

1.2. Planeamento da língua ou gestão da língua (“language management”)?;

2. Política de língua e políticas públicas;

2.1. Política de Língua no quadro das políticas educativas;

2.2. Provisão de línguas estrangeiras no sistema educativo numa perspetiva económica;

3. Bilinguismo, Multilinguismo, Plurilinguismo e impacto social.

AA. VV. (2004) A Língua Portuguesa: Presente e Futuro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Calvet, Louis-Jean. (2002). Le marché aux langues Les effets linguistiques de la mondialisation. Paris: Plon.

Calvet, Louis-Jean. (2007). As Políticas Linguísticas. Florianópolis/São Paulo: IPOL/Parábola Editorial.

Cooper, Robert L. (1989). Language Planning and Social Change. Cambridge: Cambridge University Press.

Filipe, Mário (2021). Aspetos de Política de Língua e Gestão Linguística. Notas sobre Portugal e a Gestão Linguística da língua portuguesa, Col. Ciência e Cultura, n.º 15. Lisboa: Universidade Aberta.

Hult, Francis M., e Johnson, David Cassels (Eds.) (2015). Research Methods in Language Policy and Planning. Chichester: Wiley Blackwell.

Johnson, David Cassels (2013). Language Policy. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Kaplan, Robert B., e Baldauf Jr., Richard B. (1997). Language Planning, from practice to theory. Clevedon: Multilingual Matters.

Ricento, Thomas (Ed.) (2006). An Introduction to Language Policy Theory and Method. Oxford: Blackwell Publishing.

Spolsky, Bernard (2009). Language Management. Cambridge: Cambridge University Press.

Spolsky, Bernard (2021). Rethinking Language Policy. Edinburgh: Edinburgh University Press.

E-learning

A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.

São necessários conhecimentos de língua inglesa e francesa para a leitura de bibliografia fundamental.