Esta UC propõe-se estudar a Literatura Portuguesa numa perspetiva comparatista, em particular o romance e o conto marcados por mutações sociais, ideológicas e culturais, dialogando com movimentos e modelos literários surgidos noutros países europeus (Alemanha, França e Inglaterra) que definem novas estéticas. Assim, se poderá observar relações intertextuais com o romance histórico de Victor Hugo, herdeiro de Walter Scott, em autores portugueses como Garrett, em Camilo descobrir a criação de enredos ao estilo de um Balzac, em Eça de Queirós ou em Agustina Bessa-Luís encontrar um hipotexto flaubertiano, em Júlio Lourenço Pinto revisitar o naturalismo, em Vergílio Ferreira ou em Urbano Tavares Rodrigues evidenciar aspetos comuns com o existencialismo, em Almeida Faria ou em Alfredo Margarido ler o "Novo Romance" num diálogo que desconhece fronteiras. Consoante as edições do curso destacar-se-á um movimento ou corrente literário e/ou um escritor português.
Literatura Comparada; Literatura Portuguesa (séc. XIX-XXI); Estudos Interartes; Romantismo; Realismo/Naturalismo; Existencialismo; Nouveau roman
Em consonância com os objetivos gerais definidos no âmbito deste 3º- ciclo, estabelece-se como prioritário desenvolver:
● competências de reflexão crítica e cientificamente fundamentada sobre diferentes temáticas abordadas numa perspetiva comparatista
● competências de problematização sobre diferentes movimentos e momentos da literatura portuguesa
● capacidade de conceber, planificar e realizar um projeto de investigação relevante, inovador e de reconhecida qualidade académica
● capacidade de entender o fenómeno literário na sua relação com mutações e ruturas estéticas e sociais
● capacidade de problematizar a Literatura Portuguesa na sua relação com outras Literaturas, nomeadamente Europeias
Tópico 1: Teorizar, problematizar a Literatura Comparada
● Influência e Receção
● Intertextualidade e relações Interartes
● Tema e Mito
Tópico 2: Intertextualidades
● Figuras da ambição: As Memórias dum Doido de Lopes de Mendonça e O Pai Goriot de Balzac
● O naturalismo em Camilo Castelo Branco e em Júlio Lourenço Pinto
● Manuel Teixeira-Gomes: viagens na literatura
Tópico 3: Relações Interartes
● Vale Abraão de Agustina Bessa-Luís e de Manoel de Oliveira
● A Corte do Norte de Agustina Bessa-Luís e João Botelho
Braga, Teófilo, História do Romantismo em Portugal I. Lisboa: Círculo de Leitores, 1987.
Buescu, Helena. Grande angular, comparatismo e práticas de comparação. Lisboa: FCT/FCG, 2001.
Buescu, Helena, et al. (org.). Floresta Encantada. Novos Caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: D. Quixote, 2001.
Carvalhal, Tânia. «Intertextualidade: a migração de um conceito». Via Atlântica, n.º 9, pp. 125-136. S. Paulo: CELLP, 2006.
Castro, Aníbal Pinto de. Balzac em Portugal. Coimbra: [s.n.], 1960.
Chevrel, Yves. Os estudos de recepção. In Pierre Brunel e Yves Chevrel (Orgs.), Compêndio de Literatura Comparada, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
Coelho, Jacinto do Prado. Introdução ao Estudo da Novela Camiliana, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001.
França, José-Augusto. O Romantismo em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
Machado, Álvaro Manuel. O “francesismo” na literatura portuguesa. ICALP: Biblioteca Breve, 1984.
Machado, Álvaro Manuel. Do Romantismo aos romantismos em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1996.
Machado, Álvaro Manuel. A Geração de 70. Uma revolução cultural e literária. 4ª ed., rev. e aumentada. Lisboa: Editorial Presença, 1998.
Machado, Álvaro Manuel e Daniel-Henri Pageaux. Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
Margarido, Alfredo e Artur Portela Filho. O Novo romance. Lisboa: Editorial Presença, 1962.
Nemésio, Vitorino. Relações francesas do romantismo português e outros estudos, pref. Aníbal Pinto de Castro. Lisboa: INCM, 2008.
Pinto, Júlio Lourenço, Estética naturalista, Estudos Críticos, Introdução de Guilherme de Castilho. Lisboa: INCM, 1996.
Rodrigues, Urbano Tavares. Tradição e Ruptura. Ensaios. Lisboa: Editorial Presença, 1994.
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e. Colheita de Inverno. Ensaios de Teoria e Crítica Literárias. Coimbra: Almedina, 2020.
Steiner, George. Paixão intacta. Lisboa: Relógio d'Água, 2003.
O processo de ensino deste seminário online decorre numa plataforma de e-learning. Os conteúdos programáticos agrupados em três grandes temas distribuem-se ao longo de aproximadamente 5 semanas cada. A metodologia baseia-se na participação em fóruns (moderados e não moderados para partilha de informação e entreajuda) e em atividades investigatórias em torno da bibliografia composta por textos literários e críticos, assim como de recursos disponíveis online em base de dados e bibliotecas digitais.
A avaliação realiza-se com base em três trabalhos elaborados ao longo do semestre (30% para cada um dos dois primeiros trabalhos e 40% para o trabalho final). A nota final tem igualmente em conta as intervenções dos estudantes nos fóruns moderados.