Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O curso de Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web (MEIW) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Aberta constitui-se como uma oferta de especialização em informática numa perspetiva abrangente e orientada para os desafios atuais da sociedade de informação, orientando-se para candidatos que desejem aprofundar os seus conhecimentos e competências ou preparem-se para continuar para Doutoramento, beneficiando das vantagens do Ensino a Distância online. Damos-lhe, portanto, as boas-vindas ao curso de Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web!

De acordo com o Decreto – Lei n.º 74/2006 de 24 de março, podem candidatar-se ao Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web:

  • Titulares do grau de licenciado ou de equivalente legal nas áreas científicas: Engenharia Informática, Informática;
  • Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro nas áreas científicas: Engenharia Informática, Informática, ou áreas afins, que tenha sido conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
  • Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro nas áreas científicas: Engenharia Informática, Informática, ou áreas afins, que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da universidade de acolhimento, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Científico da universidade de acolhimento, como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para realização deste ciclo de estudos.

A frequência do curso exige que os candidatos tenham acesso a computador com ligação à Internet em banda larga, domínio da língua portuguesa e possuam competências de leitura e compreensão em inglês.

Novo curso com deliberação positiva da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (processo NCE/18/000147), registo na Direção-Geral do Ensino Superior n.º R/A-Cr 80/2019 e publicado em DR 2.ª série, N.º 226, de 19 de novembro de 2020.

O curso de Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web (MEIW) foi criado ao abrigo dos acordos de cooperação e adendas estabelecidos entre a Universidade Aberta (UAb) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A Universidade Aberta e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro alternam, a cada dois anos, o acolhimento do MEIW. A Universidade de acolhimento assume a responsabilidade da gestão administrativa, financeira e académica da edição do Mestrado abarcando a totalidade dos semestres que a constituem, nomeadamente, trabalho de secretariado na receção e organização das candidaturas, publicitação de resultados, inscrição e matrícula dos estudantes admitidos, receção de propinas e taxas, envio e receção de correio, requisição de serviços diversos de apoio, pagamento de despesas correntes, organização e logística das sessões presenciais, gestão contabilística de receitas e despesas, inscrição em projeto de tese, realização das provas públicas de mestrado, entre outros. As edições acolhidas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro regem-se pelo Regulamento n.º 419/2021, publicado em Diário da República n.º 94/2021 (2.ª série) de 14 de maio, enquanto que as edições acolhidas pela Universidade Aberta se regem pelo Extrato 706/2021, publicado em Diário da República n.º144/2021 (2.ª série) de 27 de julho, e pelo Despacho 4861/2016, publicado em Diário da República n.º 70/2016 (2.ª série) de 11 de Abril, sujeitas às disposições específicas constantes do despacho de abertura.

Estrutura Curricular:

O curso de Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologias Web tem a duração de dois anos.

  • O primeiro ano (60 ECTS) corresponde à componente curricular e desenvolve-se em 2 semestres com 30 ECTS cada.
  • O segundo ano (60 ECTS) é dedicado à preparação, realização e apresentação de uma dissertação, projeto ou estágio, com defesa oral final.

Educação a distância em regime online; semana presencial intensiva com seminários, workshops e demonstrações.

As opções organizam-se em agrupamentos disciplinares: ou seja, ao escolher uma unidade curricular opcional no 1º semestre, deverá escolher a outra unidade do mesmo agrupamento no 2º semestre:

Agrup. A1 | Ciência dos Dados
22124 - Extração do Conhecimento de Dados
22119 - Pesquisa e Recuperação de Informação
Agrup. A2 | Computação Gráfica
22291 - Desenvolvimento de Jogos Digitais
22297 - Desenvolvimento em Realidade Virtual
Agrup. A3 | Desenvolvimento de Software
22292 - Deep Learning Aplicado
22298 - Desenvolvimento de Aplicações Móveis
Agrup. A4 | Inteligência Artificial
22130 - Heurísticas Modernas
22299 - Computação Natural
Agrup. A5 | Interação Pessoa-Computador
22293 - Crowd Computing
22300 - Interação Pessoa-Computador
Agrup. A6 | Processamento de Sinal e e de Imagem
22294 - Processamento Digital de Imagem
22305 - Visão por Computador
Agrup. A7 | Tecnologia Web
22285 - Programação Web Avançada
22127 - Plataformas de Conteúdos Web
Agrup. A8 | Segurança e Computação de Alto Desempenho
22125 - Computação de Alto Desempenho
22118 - Segurança em Redes e Computadores
Agrup. A9 | Sistemas de Informação
22295 - Integração de Sistemas
22306 - Business Intelligence
Agrup.A10 | Visualização de Dados e Experiência de Utlizador
22126 - Visualização de Informação
22301 - Experiência de Utilizador