Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30
A UC de Investigação Operacional tem por objetivo sensibilizar os alunos para o extenso campo das aplicações de métodos de otimização. Em particular, pretende-se preparar os alunos para a modelação e resolução de problemas em áreas como a extração de conhecimento através da análise de dados em rede, gestão de recursos e distribuição, recorrendo a modelos de programação linear (PL) e modelos com estrutura de redes.
Otimização Programação Linear Grafos e Redes Modelação
Pretende-se que, no final desta unidade curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
Identificação de contextos nos quais a PL pode ser considerada;
Modelação e resolução de problemas de PL pelo método gráfico, pelo método simplex e usando software de otimização;
Formulação e resolução do problema dual e interpretação económica das variáveis duais;
Interpretação e análise crítica dos resultados;
Fundamentação de tomadas de decisão;
Avaliação da robustez das soluções através de pós otimização e análise de sensibilidade face à variação dos parâmetros do modelo;
Formulação e resolução de problemas cujos modelos têm estrutura de rede;
Identificar as principais técnicas e ferramentas de extração de conhecimento de redes;
Utilização de packages computacionais para a obtenção de soluções de problemas de PL.
Introdução; origem, natureza e metodologia da Investigação Operacional.
Programação Linear (PL): Modelação. Conceitos e resultados fundamentais. Métodos de resolução: utilização do software XPRESS; método gráfico; método simplex. Identificação de uma solução básica admissível inicial: método M-grande. Dualidade: teoremas fundamentais da dualidade; método dual simplex; interpretação económica do dual. Análise de sensibilidade e pós-otimização.
Otimização em Redes. Fundamentos da teoria das redes, modelos de redes, grafos aleatórios, processos dinâmicos em redes (difusão e contágio).
Adelaide Cerveira e Maria Manuel Nascimento, Investigação Operacional - Programação Linear.
Hillier, F.S., Lieberman, G.J., Introduction to Operations Research, McGraw-Hill, 2005.
Derek Hansen, Ben Shneiderman, Marc A. Smith, Analyzing Social Media Networks with NodeXL: Insights from a Connected World, Editora: Morgan Kaufmann (2010), ISBN-10: 0123822297.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.