Metodologias de Investigação e Planeamento de Trabalho Final
Código: 22296
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30

Visa-se nesta UC proporcionar aos alunos um espaço de desenvolvimento de espírito crítico científico, enquanto identificam e assimilam os principais processos, metodologias e práticas de investigação em engenharia informática. Estas abordagens serão depois vertidas no ato de planificação de uma dissertação, projeto ou estágio.
 

Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
  1. Reconhecer a importância da investigação científica no desenvolvimento e avanço tecnológico dos sistemas e soluções informáticas;
  2. Identificar as principais características, diferentes fases e estratégias metodológicas de investigação científica dando especial ênfase à área da informática;
  3. Identificar as principais características dos textos científicos e as técnicas de escrita e argumentação empregues na sua elaboração;
  4. Aplicar as estratégias metodológicas de investigação e as técnicas de escrita científica na realização de um estudo preliminar do estado da arte numa subárea científica da informática e apresentar os seus resultados;
  5. Aplicar a visão do estado da arte e uma perspetiva epistemológica na planificação de um trabalho final de mestrado, com características de dissertação, projeto ou estágio.
 

  1. Métodos e técnicas de investigação: motivação de base; abordagens epistemológicas; investigação tradicional; investigação interpretativa; investigação de conceção e desenvolvimento; investigação em informática; técnicas.
  2. Métodos de levantamento de estado da arte.
  3. Leitura e escrita de textos científicos.
  4. Planeamento de trabalho final.
 

Creswell, John W. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches, 3rd ed (2008). London: Sage Publications. ISBN: 978-1412965576.
 
Glattorn, A., Randy, L.J. Writing a winning dissertation: a step-by-step guide, 2nd edition (2005). Corwin Press. ISBN:978-0761939610.
 
Zobel, J., Writing for Computer Science, 2nd ed. (2004), Springer, ISBN: 978-1-85233-802-2.
 
National Academy of Sciences, National Academy of Engineering, et al. On Being a Scientist: Responsible Conduct in Research, 3rd ed. (2009), The National Academies Press, ISBN: 978-0-309-11970-2.
 

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.