Interação Pessoa-Computador
Código: 22300
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30

A UC visa proporcionar aos estudantes os conhecimentos fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e técnicas fundamentais subjacentes à interação pessoa-computador. Serão treinadas práticas de desenho de soluções de interface e interação pessoa-computador de sistemas e aplicações informáticas, nas mais diversas áreas aplicacionais. Dar-se-á também uma perspetiva da utilização de tecnologias para o desenvolvimento de interfaces inteligentes.

Interação Humano-Computador
Interface Pessoa-Máquina
Interação com Computadores
Interfaces

O aluno ao concluir esta unidade curricular deve estar capaz de:
  1. Reconhecer a importância da interação pessoa-computador no desenho e implementação de sistemas e aplicações informáticas nas mais diversas áreas aplicacionais;
  2. Conhecer as técnicas e princípios de usabilidade e de interfaces inteligentes;
  3. Identificar, classificar e integrar os princípios, modelos e técnicas no desenho e implementação de sistemas interativos adaptados às necessidades dos utilizadores.
 

  1. Introdução à Interação Pessoa-Computador: princípios gerais de usabilidade, paradigmas de usabilidade, perfil do utilizador, conceito de interfaces inteligentes.
  2. Modelos Mentais e conceptuais, interação multimodal.
  3. Tecnologias: dispositivos de entrada e saída, visão por computador, comunicação aumentativa e alternativa.
  4. Diálogo Interativo: princípios, modelos; técnicas de desenho e implementação.
  5. Desenho de Interfaces: princípios, modelos; técnicas de desenho e implementação.
  6. Projeto de Interação Pessoa-Computador: aplicar modelos e técnicas de desenho de interface para conceber, desenhar e planificar/implementar uma solução concreta.
 

Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction design: beyond human-computer interaction. John Wiley & Sons.
 
Yven, J., & Wechsler, H. (2003, June). Smart interfaces for human-computer intelligent interaction. In Control Applications. CCA 2003. Proceedings of 2003 IEEE Conference on (Vol. 2, pp. 1192-1197). IEEE.
 
Stephanidis, C. (Ed.). (2009). The universal access handbook. CRC Press.
 

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.