Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um espaço de análise, reflexão de mecanismos associados à experiência de utilizador (UX, user experience). Serão estudadas e analisadas práticas de avaliação de UX. Será também refletido como os princípios de experiência de utilizador podem contribuir para plataformas informáticas mais usáveis e amigáveis na perspetiva do utilizador. Serão ainda abordados nesta unidade curricular as tendências emergentes na área, como os assistentes virtuais tipo Alexa, Siri, Cortana, Bixby e a forma como podem contribuir para a experiência de utilizador.
Experiência de utilizador Avaliação de plataformas web Assistentes virtuais
Pretende-se que, no final desta unidade curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
Compreender o impacto que a experiência de utilizador tem no desenvolvimento e especificação de plataformas informáticas, no sentido de as tornar mais amigáveis;
Analisar plataformas informáticas quanto à sua usabilidade, princípios de design e suporte para experiências de utilizador amigáveis;
Identificar, classificar e integrar mecanismos de avaliação (objetiva e subjetiva) da experiência de utilizador e a sua relação com plataformas informáticas;
Identificar e analisar o potencial das tendências emergentes na área e como podem potenciar a experiência de utilizador.
Experiência do Utilizador (UX): Conceitos: marketing, usabilidade, funcionalidade, estrutura da informação e informação na web.
Mecanismos de avaliação da Experiência do Utilizador (UX): Conceitos: grupos de foco, questionários de experiência de utilizador.
Aplicação e análise de plataformas Web quanto a princípios de usabilidade e suporte para experiência de utilizador amigáveis.
Tendências emergentes: análise de assistentes virtuais como potenciadores de conteúdos customizados e adaptados ao utilizador para uma melhor experiência de utilizador.
Jesse James Garret, The Elements of User Experience – User-Centered Design for the Web, New Riders.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.