Visualização de Informação
Código: 22126
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30

Os sistemas interativos digitais servem para comunicar informação para o utilizador final. O que acontece quando a informação a ser comunicada toma a forma de milhares de pontos desconexos e submersos em gigantescas bases de dados? Como obter uma informação coerente sem perder a riqueza dos seus gigabytes? Esse espaço aparentemente confuso e amorfo é o campo da visualização de informação, em que o desenvolvedor dos sistemas interativos lida com dados numéricos e dimensões matemáticas para, utilizando-se da linguagem visual, revelar informações sobre os dados até então desconhecidas. A visualização de informação traz legibilidade aos sistemas interativos digitais sendo uma componente fundamental para o seu sucesso.
 
Esta disciplina visa formar os alunos em aspetos avançados de visualização de informação. Tem como objetivo principal facultar um sólido conhecimento das técnicas visuais e metodologias para analisar e mapear os dados visualmente, capacitando o aluno com a base necessária para desenvolver e implementar soluções nesta área do conhecimento.

 

Visualização da Informação
VI

Reconhecer a importância da VI no desenho e implementação de aplicações informáticas interactivas para diversas áreas aplicacionais;
Conhecer as diversas técnicas visuais e de interacção e identificar a forma como estas devem ser aplicadas;
Conhecer os aspetos de cognição e de percepção visual humana aplicáveis à comunicação visual;
Entender o papel da estética visual no processo comunicacional e na relação do utilizador com o sistema;
Identificar, classificar e integrar os princípios, principais modelos, algoritmos e técnicas de visualização no desenvolvimento de soluções finais de visualização de informação;
Identificar, analisar, categorizar e avaliar sistemas e tecnologias disponíveis; saber utilizar a tecnologia disponível no desenvolvimento de soluções de visualização de informação;
Saber utilizar metodologias apropriadas para o desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de soluções de visualização de informação.

 

1. Introdução à visualização
2. Dados e tarefas
3. Análise
4. Codificação visual
5. Design e redesenho
6. Estética e percepção visual
7. Metodologia para avaliação da visualização
8. Ferramentas de software para desenvolver a visualização
9. Projeto final

 

  • Munzner, T. (2014). Visualization Analysis and Design. CRC Press.

  • Ware, C. (2000). Information Visualization: Perception for Design. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann.

  • Bederson, B. & Shneiderman, B. (2003). The Craft of Information Visualization: Readings and Reflections. Morgan Kaufmann.

  • Tufte, E. R., & Graves-Morris, P. R. (1983). The Visual Display of Quantitative Information. Cheshire, CT: Graphics Press.

  • McCandless, D. (2012). Information is Beautiful. London: Collins.

 

Todas as atividades de ensino e de aprendizagem relativas a esta unidade curricular serão realizadas em regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas. A metodologia a adoptar segue o Modelo Pedagógico em vigor na UAb, para os cursos de 2º ou 3º ciclo. A abordagem é sobretudo baseada em projetos de desenvolvimento.


 

Os critérios de avaliação para esta unidade curricular são os seguintes:
- Tópico 1: Participação em fórum (10%)
- Tópico 2: Trabalho de análise (20%)
- Tópico 3: Apresentação de propostas e de dados em fórum (20%)
- Tópico 4: Qualidade do relatório com análise crítica e proposta de redesenho (20%)
- Tópico 5: Qualidade do projeto final e relatório produzidos (30%) (protótipo: 15%; relatório: 15%)
 
A unidade curricular será classificada numa escala de 0 a 20 valores, sendo considerada como sucesso se for obtida uma classificação final de pelo menos 10 valores.
A classificação final é calculada como o somatório de todas as atividades realizadas para avaliação. No caso de os requisitos mínimos de aprovação na unidade curricular não serem cumpridos, não haverá lugar à emissão de classificação final.
Os atrasos nas entregas dos trabalhos são penalizados em 0.25 por dia, sendo o máximo de tolerância de atraso admitido, 16 dias.