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Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O mestrado promove a aquisição das competências necessárias à compreensão dos processos que estão na base do contacto e comunicação entre culturas.  Esta formação visa contribuir, desse modo, para o exercício de uma participação e cidadania ativa, num quadro de crescente complexidade e diversidade das sociedades contemporâneas. Este destina-se a quem se interessa pelo modo como decorrem as relações entre pessoas, grupos e culturas e como isso pode ser utilizado na construção de sociedades mais inclusivas (área da interculturalidade).

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, por uma instituição de ensino superior portuguesa;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade Aberta;
  • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando a capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade Aberta. Para além do enunciado nas alíneas anteriores, constituem condições relevantes para o acesso ao
    ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Relações Interculturais:
  • Formação de base na área das Ciências Sociais e Políticas e/ou com experiência profissional comprovada em setores relacionados com esta área disciplinar;
  • A licenciatura em qualquer área de formação desde que comprovem possuir interesses profissionais, cívicos ou culturais nas áreas disciplinares do Mestrado.

Estrutura Curricular:

O Curso tem a duração de quatro semestres (24 meses), incluindo uma componente curricular bem como a elaboração de uma dissertação original de natureza científica. O primeiro e o segundo semestres são constituídos por 9 unidades curriculares (60 ECTS). No terceiro e quarto semestres o plano de estudos inclui uma unidade curricular obrigatória, Seminário de Orientação do Projeto de Investigação (10 ECTS), devendo os estudantes realizar neste período a dissertação, o projeto, ou o relatório de estágio (50 ECTS).