Seminário de Investigação
Código: 42125
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

O seminário de investigação tem como objetivo fundamental facultar aos estudantes os instrumentos concetuais e operativos essenciais para a elaboração da sua dissertação, trabalho de projeto ou o relatório de estágio.  
 
A unidade curricular apresenta um percurso de aprendizagem em que os/as estudantes constroem o seu saber de forma colaborativa, reflexiva, em partilha e debate críticos com e os/as colegas e o/a docente.
 
Os/as estudantes são desafiados/as avaliar e ponderar as implicações das suas opções, teóricas e metodológicas, no contexto da especificidade do trabalho de pesquisa escolhido: dissertação, o trabalho de projeto e relatório de estágio.

 

Elaboração do projeto
Reflexão crítica
Ética
Metodologia

1. Definir, com rigor e clareza, a problemática de investigação;
2. Fundamentar teoricamente o objeto de estudo e objetivos de investigação;
3. Justificar as opções metodológicas da investigação;
4. Reconhecer e aplicar os pressupostos éticos à investigação;
5. Elaborar um projeto original, rigoroso e claro de dissertação; trabalho de projeto ou relatório de estágio.
 

1. A problemática de investigação
 
2. A fundamentação teórica da investigação
 
3. As opções / estratégias metodológicas para a investigação
 
4. As questões éticas
 
5. Estrutura e normas do projeto de dissertação de investigação / trabalho de projeto / relatório de estágio

 

Carmo, H. e Ferreira, M. M. (2015). Metodologia da investigação: guia para a auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. 3ª ed. (ebook) [disponível na livraria online da UAb]
 
Ghiglione, R. e Matalon, B.(1993). O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta.
 
Hesse-Biber, S. N. (ed.). (2012). Handbook of feminist research. Theory and praxis. London: SAGE.
 
Hill, M. e Hill, A. (2008). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo.
 
Baptista, C. e Sousa, M. J. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios (Segundo Bolonha). Lisboa: Pactor.
 
Quivy, R e Campenhoudt, L. V. (1992). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
 
Nobre, G. F. (2014). Um Formato para Artigos Científicos em Ciência Sociais – position short paper (PSP). In Plataforma Barómetro Social, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, 23 de dezembro.
http://www.barometro.com.pt/2014/12/23/um-formato-para-artigos-cientificos-em-ciencia-sociais-position-short-paper-psp/
Universidade Aberta. (2014). Normas de Apresentação das Dissertações [Mestrado] e das Teses de (Doutoramento) da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta. URL: http://www.uab.pt/documents/10136/971efb19-a547-40c9-a4a2-922a7df3d562
Nota: Bibliografia e recursos áudio e vídeo complementares serão disponibilizados na turma virtual.
 

Regime de aprendizagem em e-learning,  no ambiente da Plataforma Moodle da Universidade Aberta. A metodologia de ensino-aprendizagem baseia-se na articulação entre o estudo individual e o trabalho colaborativo, conforme o modelo pedagógico da Universidade Aberta.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.