A reconfiguração das relações sociais exige, actualmente, novas competências comunicativas orientadas para a promoção de uma cidadania plural e inclusiva. Partindo deste pressuposto, nesta unidade curricular propõe-se, em primeiro lugar, a análise de modelos teóricos centrais no estudo Comunicação Intercultural. Vinculando-se os processos de construção identitária às relações de alteridade, explora-se, em segundo lugar, a teoria sociocultural e dialógica. Seguidamente, aborda-se a globalização e o papel dos media na construção das representações da etnicidade e das pessoas migrantes, privilegiando-se a função mediadora das indústrias culturais nas relações interpessoais e grupais. Finalmente, são estudadas dinâmicas culturais e comunicativas verificadas na sociedade-rede e, em particular, nas cibercomunidades para, posteriormente, se explorar as virtualidades destas dinâmicas na criação de redes de migrantes em Portugal.
Comunicação
Diálogo intercultural
Cultura
Identidade
No final desta unidade o estudante deverá ser capaz:
• Aplicar, de forma crítica, os conhecimentos teóricos, conceptuais e epistemológicos na avaliação de situações, atitudes e comportamentos, em contextos comunicativos multiculturais.
• Identificar estratégias de produção e de apropriação de discursos sobre os fenómenos de etnicidade e das migrações, em particular nos media.
• Identificar os usos e potencialidades da Internet na construção identitária de grupos minoritários.
• Participar na definição de planos de intervenção orientados para a valorização da diversidade cultural e da comunicação intercultural.
1. Discursos teóricos sobre Comunicação Intercultural e alteridade: agentes, intencionalidades e contextos.
2. Da comunicação interpessoal à comunicação de massas: mediações, mestiçagens e resistências.
3. Globalização, comunicação e identidades: paradoxos do discurso identitário nas sociedades multiculturais.
4. Construções mediáticas da etnicidade e das migrações.
5. Sociedade-rede e ciberculturas: das comunidades virtuais aos diálogos interculturais.
(Básica): Alsina, R. (1999). Comunicación Intercultural. Barcelona: Anthropos. Cabecinhas R. (2024) Migrações, media, ativismos mnemónicos e lutas antirracismo, in Macedo, I.; Oliveira, T. Martins, M de Lemos (2024). Existir e Resistir na Sociedade Contemporânea. Contributos para o debate sobre comunicação e cultura. Húmus Carvalho, J. & Duarte, M. C. & Ruedin, D. (2024), “Follow the media? News environment and public concern about immigration”, European Journal of Political Research, doi 10.1111/1475-6765.12683 Casa do Brasil de Lisboa. (2025). Discurso de ódio e imigração em Portugal: Relatório do projeto #MigraMyths – Desmistificando a imigração (5ª ed.). Ana Paula Costa (Aut.), Ellen Theodoro (Rev.). https://www.casadobrasildelisboa.pt Fundação Francisco Manuel dos Santos. (2024). Barómetro da imigração: A perspetiva dos portugueses. Rui Costa Lopes (Coord.), João António, & Pedro Góis; infografia de José Alves, Francisco Lopes, & Ricardo Garcia; Fundação Francisco Manuel dos Santos. https://ffms.pt/pt-pt/estudos/barometros/barometro-da-imigracao-perspetiva-dos-portugueses Gil, AR; Blanco de Morais, C. (2023). Relatório Imigração Sustentável num Estado Social de Direito. Lisbon Public Law Gronita, J. (in Press). A eficácia da comunicação com famílias de crianças com deficiência. In N. Ramos & M. L.Rangel (2019), (Org). Comunicação, educação e cultura. Contribuições para a promoção e inovação em saúde. Theya Editores (Ebook) (Excerto)
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
- Acesso a computador e Internet
- Conhecimentos de Inglês