Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O mestrado tem como objetivos gerais construir um quadro teórico e metodológico que permita compreender e explicar a forma como as sociedades têm feito a seleção, valorização, inclusão e/ou exclusão dos bens considerados como património; desenvolver conhecimentos específicos nos domínios da História, História da Arte, Arqueologia, Museologia e, de modo geral, dos Estudos do Património; promover uma reflexão sobre os conceitos de Património e de Memória Social; e desenvolver investigação e produzir conhecimento no âmbito das temáticas do Curso. Este destina-se a técnicos de Museologia, administração local e regional; formação geral e específica de técnicos de Animação Cultural; Bibliotecas, Arquivos e de Documentação; ordenamento do território relacionados com o Património em geral; e Investigação em História e Património local e regional, História da Arte e Arqueologia.

Estrutura Curricular:

O presente 2.º Ciclo de estudos tem 120 créditos e uma duração de quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes.

Os dois primeiros semestres destinam-se à realização da parte curricular devendo para o efeito os estudantes concluírem em dois semestres 8 unidades curriculares (60 ECTS), de entre as quais 7 serão unidades curriculares obrigatórias (52,5 ECTS) e uma opcional (7,5 ECTS).

Os dois últimos semestres do curso destinam-se à elaboração de uma dissertação de natureza científica correspondendo aos restantes 60 ECTS.