A Arqueologia ocupa um lugar cada vez mais relevante nas sociedades modernas, com tendência a aumentar de importância, acompanhando o desenvolvimento da melhoria do bem-estar social e de comunidades cada vez mais exigentes e mais bem informadas. Foi tal convicção que justificou a presença de uma uc opcional especializada nesta área, no Plano de Estudos deste Mestrado, conferindo, deste modo, a todos os que o frequentarem as competências essenciais para uma actuação consequente, susceptível de complementar ou enquadrar a já exercida pelos que nela se inscreverem.
Pretende-se que com esta unidade curricular os estudantes fiquem com uma percepção adequada do papel da componente arqueológica na construção de empreendimentos públicos e privados com um impacto directo no Património Arqueológico e de como esse impacto foi estudado e minimizado.
Registo; Arqueologia Urbana; Divulgação; Novas Tecnologias
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
São três os conteúdos programáticos:
- Registo arqueológico e novas tecnologias
- Arqueologia Urbana
- Arqueologia e Divulgação / Comunicação
As recomendações de leitura, elementos bibliográficos e links para aceder a multimédia, serão indicados pela docente no decurso do semestre.
E- learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
As atividades de ensino e de aprendizagem relativas a esta unidade curricular serão realizadas em regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas.
Os estudantes têm de possuir um computador com ligação à Internet e endereço de correio electrónico. Esta unidade curricular é lecionada em língua portuguesa.