Metodologia do Trabalho Científico (Est. do Património)
Código: 32012
Departamento: DCSG
ECTS: 7
Área científica: Estudos do Património
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 25

Nesta unidade curricular far-se-á uma breve reflexão sobre o conceito de Ciência, sobre os métodos científicos, sobre as ciências humanas e sociais, o saber histórico e a História da Arte.

Estudar-se-ão os modelos e as teorias da História da Arte, bem como o fenómeno da criação artística e a missão do Historiador da Arte e do Técnico do Património. Apurar-se-ão também os problemas ligados ao facto da obra de arte e do património consubstanciarem documentos vivos da história, e o valor do património cultural e das suas vias de conservação e de exploração.

Abordar-se-ão ainda os problemas relacionados com a leitura da obra de arte, com história da arte-ciência, das ciências auxiliares da história da arte, e dos processos heurísticos (métodos de descoberta, ou investigação bibliográfica e das fontes) e hermenêuticos (interpretação e descodificação das fontes e das obras de forma a alcançar o sentido do que é verdadeiro) em História da Arte.

A unidade curricular titulada Metodologia do Trabalho Científico propõe, igualmente, servir de instrumento auxiliar para a elaboração e redacção de um trabalho científico (desde a escolha do tema à sua redacção e apresentação).

 

Metodologias
Filosofia da Ciência
História da Ciência
Trabalho Científico

Capacidade de comunicar, correta e fluidamente, em língua portuguesa;

Capacidade de trabalhar autonomamente;

Capacidade de pesquisa e de solução de problemas presos com a investigação;

Capacidade de inovação;

Entender que há várias metodologias de trabalho possíveis ao serviço da História da Arte e dos Estudos do Património;

Adquirir conhecimentos sobre o papel do historiador da arte e do técnico do património;

Saber que uma obra de arte é sempre uma resposta a uma ou várias perguntas;

Saber ler uma obra de arte;

Discernir o valor, a utilidade e a fortuna das ciências humanas e sociais; Hitória Arte como ciência humana e social;

Entender e manusear a interdisciplinaridade e as fontes da História da Arte;

Saber ler, interpretar, reflectir e resumir textos de especialidade;

Saber manusear e avaliar o grau de verdade das diversas fontes de informação e de pesquisa;

Capacidade de planear, investigar, realizar, e redigir um trabalho científico e de cariz académico.

O conceito de Ciência
O pensamento científico contemporâneo
As questões de método
• o método indutivo
• o método dedutivo
• o método hipotético-dedutivo
Karl Popper  
Imre Lakatos
As ciências sociais
• do saber histórico
• a fonte histórica
A História da Arte
O conceito de obra de arte e a leitura de uma obra de arte no âmbito da história da arte
• os dois grandes níveis de abordagem da obra de arte
• a interdisciplinaridade da história da arte como ciência humana e social
• a História da Arte-ciência e a missão do historiador

II Parte
A realização de um trabalho científico
A escolha do tema e os primeiros passos para a compreensão da sua exequibilidade
Da pesquisa científica
• como devemos empreender as leituras
• resumos e apontamentos pessoais
• das fontes bibliográficas, ou impressas
• das fontes manuscritas
• a ordenação do material
• a importância dos planos de trabalho
• trabalho de campo
• o que queremos pesquisar in loco?
A ordenação e o tratamento das pesquisas

III Parte
A redacção e a apresentação da dissertação
Os elementos formais que dão corpo ao texto científico
• o título
• a arquitectura do texto
• a Introdução
• capítulos e subcapítulos
• a conclusão
• ficheiros bibliográficos
• citações, referências e notas de rodapé
Estrutura geral de apresentação.

 

Argan, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992;

 

Calabrese, Omar, Como se lê uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1997;

 

Ceia, Carlos, Normas para a apresentação de um trabalho científico. Lisboa: Editorial Presença, 1995;

 

Eco, Umberto, A definição da Arte. Lisboa: Edições 70, 1981;

 

Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa, Editorial Presença, 1984.

 

- GONÇALVES, Carla Alexandra, Metodologia do Trabalho Científico. [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2022. (eUAb. Universitária. n.º 30). Disponível em: uab (euebooks.com)

E-learning

As modalidades e instrumentos de avaliação utilizados nesta unidade curricular estão em consonância com o Modelo Pedagógico da UAb, prevendo-se mecanismos de avaliação contínua, com recurso a trabalhos curtos e variados, oportunamente indicados aos estudantes (60%), bem como uma avaliação somativa, sob a forma de trabalho final escrito (40%).

Os estudantes têm de possuir um computador com ligação à Internet e um endereço de correio electrónico.
Esta unidade curricular é leccionada em língua portuguesa.