O mestrado pretende abordar as Alterações Climáticas, Metabolismo Urbano, Avaliação de Ciclo de Vida, Economia Verde e Ecologia Industrial. Estas são algumas das temáticas abordadas no Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação na ótica do desenvolvimento sustentável. O curso tem, ainda, como objetivos: conhecer os problemas ambientais e sociais, enquadrados no contexto atual; desenvolver capacidades de motivação dirigida para a modificação de atitudes e comportamentos definindo ações que conduzam à sustentabilidade; planear estratégias de atuação com (e não para) os cidadãos, nomeadamente através de técnicas interativas de participação pública e gestão de conflito, estimulando o exercício de uma cidadania mais informada e pró-ativa; obter as capacidades de conceção, promoção, gestão e avaliação de projetos de intervenção ambiental, seja no domínio da formação, seja no domínio do suporte técnico no terreno.
Condições de Acesso:
Este mestrado é reconhecido para progressão na carreira docente dos grupos 110, 200, 230, 240, 410, 420, 430, 510 e 520 do ensino básico e secundário (nos termos previstos no artigo 54.º do ECD).
O curso de mestrado divide-se numa primeira parte curricular correspondente ao Curso de estudos pós-graduados em Cidadania Ambiental e Participação e, numa segunda parte, dedicada à preparação, realização e apresentação e defesa de uma dissertação, trabalho de projeto ou relatório de estágio. O curso equivale a 120 ECTS, correspondendo 60 ECTS à parte curricular e 60 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação/trabalho de projeto/relatório de estágio.