Esta unidade curricular tem como principal objectivo abordar os conhecimentos básicos essenciais à promoção do debate sobre um conjunto de princípios morais que orientem a resolução de controvérsias e conflitos ambientais com que nos deparamos constantemente, bem como à promoção de uma cidadania activa e informada, comprometida com a implementação da sustentabilidade e responsabilizada para com o ambiente.
Vão ser trabalhados os conceitos das diferentes correntes de ética ambiental e também a ligação entre a ética ambiental e outras ciências de forma a promover a sustentabilidade. Também se discute o papel duma cidadania ambiental ativa e informada e responsabilizada com a protecção ambiental. No trabalho final da UC os estudantes vão elaborar um trabalho sobre um problema ambiental global e verificar de que forma as temáticas de ética ambiental foram abordadas na resolução deste problema (p.e. alterações climáticas).
Ética Ambiental
Cidadania Ambiental
• Capacidade de análise das diferentes correntes éticas ambientais e compreensão das consequências da aplicação de cada uma delas.
• Dominar as ferramentas que vão permitir um maior envolvimento e participação em decisões ambientais a qualquer nível desde comunidades locais até ao nível internacional.
• Educar gestores ambientais (desde o sector público, ao privado e ao voluntariado), tal como investigadores, e representantes de grupos de cidadãos a analisar os temas de ética ambiental associados a métodos de decisão e envolvendo impactes ambientais.
• Capacidade de análise e a elaboração de documentos oficiais relacionados com estas temáticas, e envolvendo os métodos de decisão em impactes ambientais.
P1- Introdução e História da Ética Ambiental – Conceitos de Educação Ambiental e Antecedentes da Ética Ambiental;
P2- Ética Ambiental Contemporânea;
P3- Ética Ambiental e Direito; Economia; Estética e; Politica Ambiental;
P4- Cidadania Ambiental – As perspetivas da Cidadania Ecológica; Intervenções no meio ambiente;
P5- Elaboração do trabalho final sobre Alterações Climáticas.
Manuais
Leituras Fundamentais
Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
Alguns documentos de apoio podem estar em inglês.