ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26
Esta unidade curricular tem como principal objectivo abordar os conhecimentos básicos essenciais à promoção do debate sobre um conjunto de princípios morais que orientem a resolução de controvérsias e conflitos ambientais com que nos deparamos constantemente, bem como à promoção de uma cidadania activa e informada, comprometida com a implementação da sustentabilidade e responsabilizada para com o ambiente.
Vão ser trabalhados os conceitos das diferentes correntes de ética ambiental e também a ligação entre a ética ambiental e outras ciências de forma a promover a sustentabilidade. Também se discute o papel duma cidadania ambiental ativa e informada e responsabilizada com a protecção ambiental. No trabalho final da UC os estudantes vão elaborar um trabalho sobre um problema ambiental global e verificar de que forma as temáticas de ética ambiental foram abordadas na resolução deste problema (p.e. alterações climáticas).
• Capacidade de análise das diferentes correntes éticas ambientais e compreensão das consequências da aplicação de cada uma delas.
• Dominar as ferramentas que vão permitir um maior envolvimento e participação em decisões ambientais a qualquer nível desde comunidades locais até ao nível internacional.
• Educar gestores ambientais (desde o sector público, ao privado e ao voluntariado), tal como investigadores, e representantes de grupos de cidadãos a analisar os temas de ética ambiental associados a métodos de decisão e envolvendo impactes ambientais.
• Capacidade de análise e a elaboração de documentos oficiais relacionados com estas temáticas, e envolvendo os métodos de decisão em impactes ambientais.
P1- Introdução e História da Ética Ambiental – Conceitos de Educação Ambiental e Antecedentes da Ética Ambiental;
P2- Ética Ambiental Contemporânea;
P3- Ética Ambiental e Direito; Economia; Estética e; Politica Ambiental;
P4- Cidadania Ambiental – As perspetivas da Cidadania Ecológica; Intervenções no meio ambiente;
P5- Elaboração do trabalho final sobre Alterações Climáticas.
Manuais
Jamieson Dale (coord.) (2003). Manual de Filosofia do Ambiente. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas. Lisboa , Portugal .
Vaz, S. & Delfino, A. (2010). Manual de Ética Ambiental. Universidade Aberta, manual nr. 311.
Leituras Fundamentais
Barreto, Luís S. (1994). Ética Ambiental: uma anotação introdutória. Publicações Ciência e Vida, Lisboa , Portugal .
Beckert, Cristina; Varandas, Maria José (2004). Éticas e Políticas Ambientais. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Callicott, J. Baird (1989). In Defense of the Land Ethic: essays in environmental philosophy. State University of New York Press, Albany , USA .
Devall, Bill; Sessions, George (1985). Deep Ecology: living as if nature mattered. Peregrine Smith Books, Salt Lake City , USA .
Ferry, Luc (1993). A Nova Ordem Ecológica: a árvore, o animal e o homem. Edições Asa, Porto, Portugal.
Leopold, Aldo (1966). A Sand County Almanac. Ballantine , New York , USA .
Naess, Arne (1989). Ecology, community and lifestyle. Cambridge University Press, Cambridge , USA .
Nogueira, Vítor (2000). Introdução ao Pensamento Ecológico. Plátano Edições Técnicas, Colecção Educação Ambiental. Lisboa , Portugal .
Schmidt, Luísa (1999). Portugal Ambiental: Casos & Causas. Celta Editora, Oeiras, Portugal.
Singer, Peter (2000). Ética Prática. Gradiva, Colecção Filosofia Aberta, Lisboa, Portugal.
Smith, Mark J. (2001). Manual de Ecologismo: Rumo à cidadania ecológica. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas. Lisboa , Portugal .
Soromenho-Marques, Viriato (1998). O Futuro Frágil: os desafios da crise global do ambiente. Publicações Europa-América, Mem Martins, Portugal.
Soromenho-Marques, Viriato; Correia, Francisco Nunes, Ferreira, Francisco; Moura, Domingos; Telles, Gonçalo Ribeiro (1999). Ecologia e Ideologia. Ed. J. Rebelo, Livros e Leituras, Lisboa, Portugal.
Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.