A disciplina visa (i) fornecer conhecimentos na área da participação pública, processos de decisão ambiental e práticas; (ii)) ensinar como atuar em contextos de resolução de conflitos ambientais.
Ambiente
Decisão Ambiental
Participação
Cidadania
Quatro temas dominantes serão tratados durante a disciplina: Participação Pública e Gestão Ambiental; Reforço da Sociedade Civil para Gestão Ambiental; O Papel da Sociedade Civil na Monitorização, Avaliação e Prospeção de Regulamentos e Politicas Ambientais; e Participação Publica e Disputas Ambientais.
Andrew, Jennifer & Robottom, Ian (Eds.). Context and Commitments in Environmental Education. Victoria: Deakin University, 1998.
Dryzek, John S. (2000). Deliberative Democracy and Beyond. Liberals, Critics, Contestations. CambridgeUniversity Press, Cambridge, UK
Bryson, John M.; Crosby, Barbara C. (1992). Leadership for the Common Good: Tackling Public Problems in a Shared-Power World. Jossey-Bass Publishers. San Francisco, CA, USA.
Sidaway, R. Resolving Environmental Dispute, Earthscan, 2005.
Susskind, Lawrence; McKearnan, Sarah; Thomas-Larmer, Jennifer (Ed.) (1999). The Consensus Building Handbook. A Comprehensive Guide to Reaching Agreement. Sage Publications, Inc. Thousand Oaks, CA, USA.
Ensino misto (online com momentos presenciais).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.