Políticas para a Sustentabilidade
Código: 22031
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: CIências Políticas
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Na sequência dos movimentos ambientalistas na década de 70, o conceito de desenvolvimento sustentável (ds) surge nos principais fóruns de discussão (organizações internacionais, governos, academia, media) durante e após a década de 80. O Relatório Brundtland, as Agendas 21 e as conferências das Nações Unidas (Estocolmo, Rio e Joanesburgo) são exemplos de documentos e momentos estruturantes na formulação do conceito. No âmbito destas diretrizes internacionais têm vindo a ser sugeridas/implementadas estratégias de políticas públicas, como sejam a estratégia da UE para o ds, a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável, as agendas 21 locais e as políticas sectoriais (turismo, p.e.). A sua promoção requer diferentes ações dependendo da região geográfica de implementação, mas os esforços têm que passar obrigatoriamente por três grandes áreas: legar qualidade ambiental e recursos necessários às gerações futuras, desenvolvimento social e crescimento económico e equidade.

Desenvolvimento sustentável
Políticas Públicas
Stakeholders
Estudo de caso

No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
•Conhecer e discutir o conceito de desenvolvimento sustentável;
•Analisar e avaliar as estratégias políticas para o desenvolvimento sustentável a diversos níveis: globais, regionais, nacionais e locais;
•Identificar os principais instrumentos de implementação do desenvolvimento sustentável;
•Desenvolver estudos de caso sobre desenvolvimento sustentável.

1. Como fazer um estudo de caso
2. Perspetiva histórica do desenvolvimento sustentável
3. Conceito de desenvolvimento sustentável
4 .Estratégias e políticas para o desenvolvimento sustentável
4.1- À escala global
4.2- Na U.E.
4.3- Em Portugal
4.4- Ao nível local
5. Governança e implementação

  • Banerjee, S. (2008) Corporate Social Responsibility: The Good, the Bad and the Ugly. Critical Sociology, 34(1) 51-79.
  • Baker, S. (2006) Sustainable Development. Routledge
  • Boel, R., Fabig, H. & Wheeler, D. (2001) Shell, Nigeria and the Ogoni. A study in unsustainable development. Sustainable Developme, 9, 74-86.
  • Presidência do Conselho de Ministros (2007) Estratégia Nacional de desenvolvimento sustentável.
  • Robinson, J. (2004) Squaring the circle? Some thoughts on the idea of sustainable development. Ecological Economics 48, 369–384.
  • Soromenho-Marques, V. (2005) Matamerfoses. Lisboa: Europa-América
  • UN (2015) Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. United Nations.
  • UNCED (1992) Agenda 21. United Nations.
WCED (1987) Our common future. United Nations

E-learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.