Biodiversidade, Geodiversidade e Conservação
Código: 22006
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Terra | Ciências Biológicas
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A partir da análise dos conceitos de biodiversidade e de geodiversidade são apresentados e discutidos temas como: critérios da sua valorização (intrínsecos, culturais, estéticos, económicos, funcionais, científicos e educativos), ameaças à geodiversidade e à biodiversidade, promoção da conservação da biodiversidade e da geoconservação à escala mundial, europeia e nacional.
 

Conservação da Biodiversidade
Conservação da Geodiversidade

Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:

1. Definir os conceitos de biodiversidade e de geodiversidade.

2. Reconhecer os valores da biodiversidade e geodiversidade (intrínsecos, culturais, estéticos, económicos, funcionais, científicos e educativos).

3. Identificar as principais ameaças à biodiversidade e à geodiversidade.

4. Reconhecer os conceitos e estratégias de conservação da natureza, à escala nacional, europeia e internacional.

5. Conhecer o conceito e estratégia de conservação da biodiversidade em meio urbano.

1. Geodiversidade: Conceito, valores e ameaças

2. Biodiversidade: Conceitos, valores e ameaças

3. Estratégias nacionais, europeias e internacionais da conservação da natureza

4. Biodiversidade em espaço urbano

Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.

Bacelar-Nicolau, P. (2019). Biodiversidade e Serviços de Ecossistema em espaço Urbano. Universidade Aberta.

Bacelar-Nicolau, P. (2019). Como colocar em prática o que sabemos sobre biodiversidade urbana? Universidade Aberta.

Brilha, J. (2005). Património Geológico e Geoconservação. Palimage.

Brilha, J., Gray, M., Pereira, D. I., & Pereira, P. (2018). Geodiversity: An integrative review as a contribution to the sustainable management of the whole of nature. Environmental Science and Policy, 86, 19-28.

Gray, M. (2004). Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. Wiley.

Millennium Ecosystem Assessment (2005). Ecosystems and Human Well-being: Biodiversity Synthesis. World Resources Institute.

Sharples (2002). Concepts and Principles of Geoconservation. Tasmanian Parks and Wildlife Services.

Wilson, E. O. (Ed.) (1988). Biodiversity, National Academy Press.Sachs, J. (2015). A Era do Desenvolvimento Sustentável. Actual Editora. ISBN 9789896941321. 1-560.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Alguns materiais de apoio poderão estar em Inglês.