A partir da análise dos conceitos de biodiversidade e de geodiversidade são apresentados e discutidos temas como: critérios da sua valorização (intrínsecos, culturais, estéticos, económicos, funcionais, científicos e educativos), ameaças à geodiversidade e à biodiversidade, promoção da conservação da biodiversidade e da geoconservação à escala mundial, europeia e nacional.
Conservação da Biodiversidade
Conservação da Geodiversidade
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
1. Definir os conceitos de biodiversidade e de geodiversidade.
2. Reconhecer os valores da biodiversidade e geodiversidade (intrínsecos, culturais, estéticos, económicos, funcionais, científicos e educativos).
3. Identificar as principais ameaças à biodiversidade e à geodiversidade.
4. Reconhecer os conceitos e estratégias de conservação da natureza, à escala nacional, europeia e internacional.
5. Conhecer o conceito e estratégia de conservação da biodiversidade em meio urbano.
1. Geodiversidade: Conceito, valores e ameaças
2. Biodiversidade: Conceitos, valores e ameaças
3. Estratégias nacionais, europeias e internacionais da conservação da natureza
4. Biodiversidade em espaço urbano
Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.
Bacelar-Nicolau, P. (2019). Biodiversidade e Serviços de Ecossistema em espaço Urbano. Universidade Aberta.
Bacelar-Nicolau, P. (2019). Como colocar em prática o que sabemos sobre biodiversidade urbana? Universidade Aberta.
Brilha, J. (2005). Património Geológico e Geoconservação. Palimage.
Brilha, J., Gray, M., Pereira, D. I., & Pereira, P. (2018). Geodiversity: An integrative review as a contribution to the sustainable management of the whole of nature. Environmental Science and Policy, 86, 19-28.
Gray, M. (2004). Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. Wiley.
Millennium Ecosystem Assessment (2005). Ecosystems and Human Well-being: Biodiversity Synthesis. World Resources Institute.
Sharples (2002). Concepts and Principles of Geoconservation. Tasmanian Parks and Wildlife Services.
Wilson, E. O. (Ed.) (1988). Biodiversity, National Academy Press.Sachs, J. (2015). A Era do Desenvolvimento Sustentável. Actual Editora. ISBN 9789896941321. 1-560.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
Alguns materiais de apoio poderão estar em Inglês.