O Doutoramento em Estudos Globais tem por objeto o mundo em dinâmica de globalização. A natureza, intensidade e velocidade das interconexões entre os povos, as economias, as culturas e o ambiente suscitam oportunidades, mas também problemas e riscos à nossa coexistência, carecendo de novos instrumentos cognitivos e operativos. Dinamiza-se uma área de estudos ainda emergente em Portugal e nos países falantes de língua portuguesa, tendo por referência os “global studies”, de acordo com recomendações de instâncias mundiais, nomeadamente da UNESCO. Destina-se a todos os que têm por objetivo desenvolver investigação avançada na área da globalização, profissionais ligados ao terceiro setor e ao setor público, quadros de empresas e de organizações internacionais, bem como líderes e consultores comunitários e de associações e organizações sem fins lucrativos que pretendam implementar a inclusão a nível global.
Coordenador:
As condições de acesso ao Programa Doutoramento em Estudos Globais encontram-se definidas no Regulamento Geral de Oferta Educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se ao DEG:
- titulares de grau de mestre ou equivalente legal em qualquer ramo do conhecimento;
- titulares de grau de licenciado e detentores de currículo científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Universidade Aberta;
- detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Além destas condições de acesso acima referenciadas, são pré-requisitos fundamentais para a admissão ao DEG:
- acesso a um computador com ligação à internet;
- experiência de navegação na internet;
- bons conhecimentos de língua inglesa.
O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Informações gerais:
doutoramentoestudosglobais.dcsg@uab.pt