Seminário Avançado em Estudos Globais (SAEG)
Código: 43016
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Este Seminário assume a forma de um web seminar multimodal para o estudo interdisciplinar e transdisciplinar do fenómeno da globalização, em que se procura identificar, caracterizar e compreender as grandes alterações tecnológicas, económicas, sociais, ambientais e políticas, assim como os processos de intercâmbio e interfecundação cultural, de que se faz a globalização contemporaneamente.
Procura-se, em particular, compreender a globalização através das interconectividades multímodas decorrentes da aproximação dos povos, das culturas, das regras de convivência social e das religiões através do uso dos mais avançados meios de transporte, comunicação e informação.
Procurar-se-á, portanto, superar a lógica estanque de construção de uma visão do mundo e do cosmos a partir de um centro nacional ou regional. A mundividência superveniente destes estudos resultará numa abordagem de maior complexidade, baseada numa perspetiva multipolar que funda o chamado “pensamento complexo”, que decorre da promoção das ciências da complexidade, na linha do que propõe, entre outros autores, Edgar Morin, na sua obra Penser Global.
O Seminário de Estudos Globais pretende formar os estudantes para uma perspetiva gnosiológica crítica sobre as origens da globalização no processo de alargamento do conhecimento do mundo na Época Moderna em relação com os processos de construção da protoglobalização, ou primeira globalização, que conduziram, na longa duração, ao desabrochar pleno da globalização no mundo hodierno.
Será dado a compreender de que modo a criação de instrumentos de circulação e de comunicação globais gerou um movimento de interações e intercâmbios que estão na base da edificação da consciência e de uma visão global do mundo, em que Portugal e Espanha tiveram um papel pioneiro, dando a conhecer “o mundo ao mesmo mundo”, nas palavras de Vieira, em História do Futuro. A problematização de conceitos e o conhecimento dos movimentos de ideias, políticos e sociais, das inovações científicas, dos novos instrumentos e das instituições protagonistas da criação da primeira base de dados do conhecimento global, no quadro do processo moderno da descompartimentação do mundo, abrirá janelas para a compreensão e caracterização da sociedade de informação atual, e oferecerá as bases para uma reflexão crítica sobre os desafios e problemas que se colocam ao ser humano e às sociedades de hoje, tendo em vista a urgente necessidade de assunção de compromissos e de se traçarem caminhos seguros para a construção de um futuro sustentável, no qual a humanidade tenha uma relação mais harmónica com o meio natural.
Através da comparação de diferentes sociedades e sistemas políticos e da compreensão das suas compatibilidades no espaço, procurar-se-á descortinar o papel da política num mundo em mudança acelerada, assim como as possibilidades de partilha de responsabilidades entre os agentes políticos e os cidadãos na gestão de problemas transnacionais. 
 

Globalização
Complexidade
Ciência
Tecnologia e Cultura

Esta Unidade Curricular (UC), em formato de web seminar multimodal, pretende capacitar os doutorandos para:
• Identificar, caracterizar e compreender, em diálogo com investigadores de várias áreas científicas e outras pessoas, as alterações tecnológicas, económicas, sociais, ambientais e políticas, assim como os processos de intercâmbio que estão na base da globalização.
• Problematizar e definir balizas cronológicas e conceitos operativos para o estudo científico da globalização, numa perspetiva interdisciplinar e transdisciplinar.
• Perceber as implicações da globalização na organização do poder, da economia e das sociedades, assim como na definição de políticas públicas.
• Refletir sobre o papel dos atores políticos e sociais na construção da globalização.
• Problematizar os modos como o processo de globalização gera novos discursos identitários.
• Analisar criticamente o papel da educação e ciência na sociedade digital.

Esta UC divide-se em módulos e conferências, correspondentes a diferentes temas de investigação, lecionados por pessoas com expertise, supervisionadas pelos docentes responsáveis. Os tópicos temáticos que compõem esta UC são diversos, tais como:
• Globalização e sociedade de informação;
• Mitos da comunicação global e manipulação de informação;
• (Proto)globalização e utopias;
• História global, política e teoria;
• Política, religião, terrorismo e novas formas de legitimação da guerra e da paz;
• Como governar a economia global?
• Capital humano, trabalho e economia global;
• Problemas ambientais globais;
• Migrações internacionais;
• Direitos humanos e justiça global;
• Movimentos sociais e cidadania digital;
• Artes e globalização;
• Portugal na construção da globalização;
• Modernidade, hipermodernidade, secularização e pós-secularização;
• Educação e ciência na era da globalização;
• Globalização e glocalização;
• Globalização pelas tecnologias digitais.

CONRAD, Sebastian (2017). Historia global. Una nueva visión para el mundo actual, Barcelona, Editorial Planeta.

CURTO, Diogo Ramada  (org.) (2016). Estudos sobre a Globalização, Lisboa, Edições 70.

ECO, Umberto (2007). A passo de caranguejo. Guerras quentes e populismo mediático, Lisboa, Difel.

CAETANO, João Relvão e MARTINS, Alexandra (2017). “Politician-Public Group Dynamics”. In GILES, Howie & HARWOOD, Jacob (Eds.) – Oxford Encyclopedia of Intergroup Communication, Oxford, Oxford University Press.

CAETANO, João Relvão e JACQUINET, Marc (2010). “Complexité”. In ARNAUD, André-Jean (Dir) – Dictionnaire de la Globalisation. Droit, science politique, sciences sociales. Paris, LGDJ, Lextenso édition, pp. 72-76.

CAETANO, João Relvão e JACQUINET, Marc (2010). “Complexité (Modélisation de la)”. In ARNAUD, André-Jean (Dir) – Dictionnaire de la Globalisation. Droit, science politique, sciences sociales. Paris, LGDJ, Lextenso édition, pp. 76-77.

FRANCO, José Eduardo (2015). “Lusofonia e globalização: A possibilidade de refazer utopias”. In Moisés Lemos Martins (coord.), Lusofonia e interculturalidade: Promessa e travessia, Famalicão, Húmus, pp. 313-331.

FRANCO, José Eduardo (2016). “Da globalização à glocalização – Educar para uma globalização de rosto humano. Proposta de sete princípios para a utopia do mundo unido”. In Brotéria, vol. 182, n.º 3, março, pp. 271-282.

MORIN, Edgar (2015). Penser global: L’humain et son universo, Paris, Editions Robert Laffont e Editions de la Maison des Sciences de l’homme.


 

A avaliação será contínua, tendo por base a capacidade demonstrada pelos estudantes de compreensão das problemáticas, teorias e conceitos fundamentais da temática dos Estudos Globais; a qualidade das questões colocadas pelos estudantes aos docentes e ao grupo; a qualidade da discussão individual em turma virtual; a capacidade de análise crítica da realidade, de trabalho colaborativo e de resolução de problemas.

A UC é transdisciplinar, comum às quatro áreas científicas do Programa de Doutoramento, sendo composta por seminários que incluem a participação de peritos externos. A UC é anual e obrigatória para os estudantes. Os ECTS dividem-se igualmente pelos dois semestres do 1.º ano.