Educação e Globalização (EG)
Código: 13028
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Educação
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 40


A globalização relaciona-se com a educação de múltiplas formas. Desde logo, pela centralidade do conhecimento para interpretar e participar nas mudanças, e nos processos de transformação sociais, culturais, tecnológicos e económicos em curso. As instituições educativas, do básico ao superior, têm vindo a desenvolver, por um lado, politicas educativas de internacionalização, designadamente através de estágios, parcerias e programas de mobilidade, e por outro lado a incorporar conteúdos curriculares e projetos que procuram, ao nível local, abordar e capacitar para a compreensão das principais questões transversais ao mundo e aos fenómenos globais. Estas duas vertentes educativas complementam-se neste seminário, cujo objetivo principal é pensar o fenómeno global da educação desenvolvendo o pensamento crítico sobre os aspetos positivos e negativos das relações entre a globalização e a educação e analisando, problematizando e refletindo sobre a indispensabilidade da educação e da formação na construção e na interpretação dos fenómenos globais.   Para isso, apresentam-se quatro áreas temáticas que, no seu conjunto, expõem a complexidade da problemática educativa na atualidade global, contribuindo para que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:

Educação Global
Educação Intercultural
Internacionaliação
Programas de Mobilidade

 Refletir  sobre os processos de internacionalização e mobilidade, em todos os níveis e modalidades de ensino.
 Analisar, criticamente, relações existentes entre globalização e educação
 Contribuir para a formação de profissionais de educação
 Contribuir para desenvolver e fortalecer as relações entre as instituições de ensino e as comunidades.
 Desenvolver a investigação em educação global e na educação enquanto fenómeno global
 Desenvolver a investigação sobre os processos de internacionalização e mobilidade, em todos os níveis e modalidades de ensino.
 Contribuir para a inclusão e equidade em educação.

Módulo 1- Princípios e conceitos
 Contextos globais, locais e educação
Aprendizagem, cultura e educação ao longo da vida
 Transformações globais no mundo do trabalho e formação
Mudança e inovação em educação

Módulo 2- Internacionalização e mobilidade
 Medidas e programas de mobilidade em educação
 Ambientes educativos digitais e globais
 Redes de conhecimento, estudos comparativos e escolas internacionais
 Apresentação e análise de projetos existentes

Módulo 3 – Educação Global
Fundamentos teórico-metodológicos da Educação Global
Educação para a paz.
Educação para a Interculturalidade.
Integração de crianças imigrantes
Apresentação e análise de projetos existentes

Módulo 4 – Construir a comunidade
Viver com a diferença num mundo global
Educação e empoderamento da comunidade
Construção de parcerias e colaborações entre as comunidades e as instituições de ensino.
Apresentação e análise de projetos existentes

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© 2013 AERA. http://er.aera.net

E-learning

Ao longo dos módulos existirão atividades de avaliação que incluem a elaboração de ensaios, recensões ou resumos, a par da reflexão escrita sobre experiências, que representam cerca de 40% da avaliação. Os restantes 60% serão atribuídos à avaliação do trabalho final. Existem oportunidades de aprendizagem e de debate em todos os módulos, sendo que apenas três serão objeto de avaliação, pelo que o estudante terá de optar se pretende a avaliação do segundo ou do quarto módulo.

A língua utilizada no ensino é o português, embora a maioria dos recursos utilizados sejam em inglês