Educação e Globalização (EG)
Código: 13028
Departamento: DCET
ECTS: 7.5
Área científica: Educação
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 40


A globalização relaciona-se com a educação de múltiplas formas. Desde logo, pela centralidade do conhecimento para interpretar e participar nas mudanças, e nos processos de transformação sociais, culturais, tecnológicos e económicos em curso. As instituições educativas, do básico ao superior, têm vindo a desenvolver, por um lado, politicas educativas de internacionalização, designadamente através de estágios, parcerias e programas de mobilidade, e por outro lado a incorporar conteúdos curriculares e projetos que procuram, ao nível local, abordar e capacitar para a compreensão das principais questões transversais ao mundo e aos fenómenos globais. Estas duas vertentes educativas complementam-se neste seminário, cujo objetivo principal é pensar o fenómeno global da educação desenvolvendo o pensamento crítico sobre os aspetos positivos e negativos das relações entre a globalização e a educação e analisando, problematizando e refletindo sobre a indispensabilidade da educação e da formação na construção e na interpretação dos fenómenos globais.   Para isso, apresentam-se quatro áreas temáticas que, no seu conjunto, expõem a complexidade da problemática educativa na atualidade global, contribuindo para que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:

Educação Global
Educação Intercultural
Internacionaliação
Programas de Mobilidade

 Refletir  sobre os processos de internacionalização e mobilidade, em todos os níveis e modalidades de ensino.
 Analisar, criticamente, relações existentes entre globalização e educação
 Contribuir para a formação de profissionais de educação
 Contribuir para desenvolver e fortalecer as relações entre as instituições de ensino e as comunidades.
 Desenvolver a investigação em educação global e na educação enquanto fenómeno global
 Desenvolver a investigação sobre os processos de internacionalização e mobilidade, em todos os níveis e modalidades de ensino.
 Contribuir para a inclusão e equidade em educação.

Módulo 1- Princípios e conceitos
 Contextos globais, locais e educação
Aprendizagem, cultura e educação ao longo da vida
 Transformações globais no mundo do trabalho e formação
Mudança e inovação em educação

Módulo 2- Internacionalização e mobilidade
 Medidas e programas de mobilidade em educação
 Ambientes educativos digitais e globais
 Redes de conhecimento, estudos comparativos e escolas internacionais
 Apresentação e análise de projetos existentes

Módulo 3 – Educação Global
Fundamentos teórico-metodológicos da Educação Global
Educação para a paz.
Educação para a Interculturalidade.
Integração de crianças imigrantes
Apresentação e análise de projetos existentes

Módulo 4 – Construir a comunidade
Viver com a diferença num mundo global
Educação e empoderamento da comunidade
Construção de parcerias e colaborações entre as comunidades e as instituições de ensino.
Apresentação e análise de projetos existentes

Calvo, D.M (2017) Globalización e internacionalización educativa. Una historia institucional del Programa ERASMUS, 1987-2014. Ler História, 2017,  71
Crose, B. (2011) Internationalization of the Higher Education Classroom: Strategies to Facilitate Intercultural Learning and Academic Success.  International Journal of Teaching and Learning in Higher Education 2011, Volume 23, Number 3, 388-395 ISSN 1812-9129.
Elliott at al 2010 Education and Social Change. Connecting local and global perspectives. London: Continuum Internat. Publ.
Eurostat (2009) The Bologna Process in Higher Education in Europe: key indicators on the social dimension and mobility. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities.
 
 Eurydice (2004). Integrating Immigrant Children into Schools in Europe. European Commission Brussels.
Moor, B. & Henderikx, P.  (2013) International Curriculo and Student Mobility. Advice Paper nº 12. LERU. League of European Research Universities.
Moreira, D. (2016) Fom on-campus to Online: A Trajectory of Innovation, Internationalization and Inclusion.  International Review of Research in Open and Distributed Learning Vol.17 nº5 pp. 186-199 DOI: 10.19173/irrodl.v17i5.2384 pp. 186 -199
Moreira, D. & Antão G. (2017) “Nobody is strange”: mobility and interculturality in higher education from de viewpoint of a group of Portuguese international music students (2017). Proceedings of the 3rd International Conference on Higher Education Advances, HEAd’17 pp 633- 640. Universitat Politecnica de Valencia, Valencia, 2017 DOI:
Moreira, D. & Seabra, F. (2017). Mobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAb. Em Paulo Dias, Darlinda Moreira e António Quintas-Mendes (Coord.) (2017). Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Educação a Distância e eLearning, N.º 2. UAb. ISBN: 978-972-674-808-3. pp. 44-78.
OECD (2016), Education at a Glance 2016: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris.
Urban, E. L. & Palmer, L. B. (2014) International Students 
as a Resource for Internationalization of Higher Education. Journal of Studies in International Education 2014, Vol. 18(4) 305–324
Wadhwa, R (2016) New Phase of Internationalization of Higher Education and Institutional Change. Higher Education for the Future 3(2) 227–246 DOI: 10.1177/2347631116650548
Declaração de Maastricht sobre educação global,(2002). Global Education Guidelines (tradução portuguesa) Guia Prático para a Educação Global. Editado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa – Lisboa, 2010
Sousa, J (2014) Post Modernity and Creation of Knowledge. Journal of Modern Education Review, ISSN 2155-7993, USA March 2014, Volume 4, No. 3, pp. 190-199
Suarez-Orozco (Eds) 2007 Learning in a Global Era. International Perspetives on Globalization & Education. University of California Press.
Teodoro, S. &  Aníbal, G. (2007)    A Educação em tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal.  Revista Lusófona de Educação, 2007, 10, 13-26
UNESCO (2014) Global Citizenship Education. Preparing learners for the challenges of the twenty-first century . Published in 2014 by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 7, place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, France

Tienda, M. (2013) Diversity Inclusion: Promoting Integration in Higher Education. Educational Researcher. Vol. 42 No. 9, pp. 467–475 DOI: 10.3102/0013189X13516164
© 2013 AERA. http://er.aera.net

E-learning

Ao longo dos módulos existirão atividades de avaliação que incluem a elaboração de ensaios, recensões ou resumos, a par da reflexão escrita sobre experiências, que representam cerca de 40% da avaliação. Os restantes 60% serão atribuídos à avaliação do trabalho final. Existem oportunidades de aprendizagem e de debate em todos os módulos, sendo que apenas três serão objeto de avaliação, pelo que o estudante terá de optar se pretende a avaliação do segundo ou do quarto módulo.

A língua utilizada no ensino é o português, embora a maioria dos recursos utilizados sejam em inglês