Sustentabilidade, Ambiente e Globalização (SAG)
Código: 23051
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Ciências do Ambiente | Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 33

Esta Unidade Curricular é composta por quatro grandes tópicos e visa facultar aos estudantes um conjunto de conhecimentos fundamentais para uma reflexão acerca da sustentabilidade, alterações no antropoceno, necessidade humanas e estratégias futuras, numa perspetiva global. Inicia-se pelos principais conceitos de desenvolvimento sustentável, com múltiplos objetivos e interdependências complexas e faz-se uma breve referência aos mais significativos marcos históricos, bem como aos principais documentos orientadores. No segundo tópico apresenta-se a abordagem sistémica dos compartimentos ambientais (como a água, ar, solo e biota) e identificam-se as principais alterações, impactos e riscos ambientais decorridos da ação humana em todos os ecossistemas. No terceiro tópico identificam-se as atuais necessidades humanas face às capacidades e limites do planeta. Por último são analisadas as principais estratégias para a mitigação e adaptação aos impactos ambientais, numa perspetiva integradora e de transição para a sustentabilidade.

Desenvolvimento Sustentável
Ecossistemas, Clima
Economia circular
Produção e Consumo Sustentável

O1 – Compreender e analisar os conceitos de Desenvolvimento Sustentável.
O2 – Refletir e discutir sobre as principais políticas e terrenos ideológicos associados ao Desenvolvimento Sustentável.
O3 – Compreender a abordagem sistémica dos compartimentos ambientais (água, ar, solo e biota).
O4 – Identificar as principais alterações, impactos e riscos ambientais decorridos da ação humana, desde o clima à biodiversidade em todos os ecossistemas.
O5 – Identificar as atuais necessidades humanas face às capacidades e limites do planeta.
O6 – Analisar as estratégias, medidas e políticas, atuais e futuras, para a mitigação e adaptação aos impactos ambientais, numa perspetiva integradora e de transição para a sustentabilidade.

C1 – Desenvolvimento sustentável
C1.1 – Conceitos
C1.2 – Políticas públicas
C1.3 – Conceções ideológicas
C2 – Alterações no Antropoceno
C2.1 – Abordagem sistémica dos compartimentos ambientais (água, ar,  solo e biota)
C2.2 – Clima
C2.3 – Biodiversidade
C3 – Necessidades humanas
C3.1 – Recursos naturais
C3.2 – Serviço dos ecossistemas
C3.3 – fome, insegurança alimentar e agricultura
C4 – Estratégias futuras
C.4.1 – Inovação e Economia circular
C4.2 – Produção e Consumo Sustentáveis
C4.3 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

CAEIRO, S., RAMOS, T. B. e HUSINGH, D. (2012). “Procedure and criteria to develop and evaluate household sustainable consumption indicators”, in Journal of Cleaner Production, 27, 72-91.
FAO (2017). The state of food security and nutrition in the world – Building resilience for peace and food security, Rome.
FAO (2018). The state of food security and nutrition in the world - Building climate resilience for food security and nutrition, Rome.HOPWOOD, B. MELLOR, M. e O’ BRIEN, G. (2005). “Sustainable development: mapping different approaches”, in Sustainable development, 13(1), 38-52.
PRADHAN, P., COSTA, L., RYBSKI, D., LUCHT, W., e KROPP, J. (2017). “A Systematic Study of Sustainable Development Goal (SDG) Interactions”, in Earth’s Future, 5, 1169-1179.
REIDA, A. B., DOLGOVA, J., et al. (2017). “Post-2015 Sustainable Development Goals still neglecting their environmental roots in the Anthropocene”, in Environmental Science and Policy, 77, 179-184.
STAHEL, W. R. (2019). The Circular Economy. A User's Guide. Routledge.
WIECZOREK, A. (2018). “Sustainability transitions in developing countries: Major insights and their implications for research and policy”, in Environmental Science and Policy, 84, 198-203.

E-learning

A avaliação contínua faz-se através da participação adequada nos fóruns e/ou com trabalhos (grupo ou individuais) 70 %. Critérios de avaliação: rigor e clareza da comunicação; capacidade de síntese e relevância dos conteúdos. Trabalho final 30%. Abordar um dos Conteúdos C1 a C4, à escolha do estudante. Critérios de avaliação: âmbito de análise; conceitos; problematização, reflexão própria, clareza, síntese e rigor do texto.

É aconselhável conhecimentos de inglês uma vez que a maioria da bibliografia aconselhada e disponibilizada é em língua inglesa.