O mestrado foi criado há 25 anos e foi pioneiro em Portugal. Destina-se a quem se interessa pelo tema e pretende aprofundar os seus conhecimentos na área da promoção da igualdade e das políticas sociais relacionadas com as mulheres. O Mestrado desenvolve-se, assim, no contexto de uma formação especializada na área das Ciências Sociais, estando vocacionado para atividades profissionais de investigação teórica e aplicada no domínio dos estudos de género, feministas e das mulheres. Visa preparar diplomados/as inseridos em distintos campos de inserção profissional, onde lidam com as problemáticas do género e da promoção da igualdade e das políticas sociais relacionadas com estas temáticas.
Nos termos da legislação em vigor, podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Estudos sobre as Mulheres:
Para além do enunciado nas alíneas anteriores, constitui condição relevante para o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Estudos sobre as Mulheres formação de base nas áreas disciplinares das Ciências Humanas e Sociais ou noutras áreas disciplinares com interesse profissional, cívico ou cultural nos estudos do género, feministas e das mulheres.
O Curso tem a duração de quatro semestres (24 meses), incluindo uma componente curricular bem como a elaboração de uma dissertação original de natureza científica.
O primeiro e o segundo semestres são constituídos por 8 unidades curriculares (60 ECTS).
O terceiro e quarto semestres destinam-se à realização da dissertação (60 ECTS).