Redes para o Empreendedorismo e Cidadania Global
Código: 62135
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais e do Comportamento
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

As transformações digitais verificadas globalmente têm impulsionado diversos movimentos assentes no sentido comunitário, em causas universais e na criação de redes sociais, educativas e de investigação. Estas têm originado ecossistemas de ideias e a sua consequente materialização em projetos. Nesta unidade curricular pretende-se investigar as razões, contextos, modos e tendências do desenvolvimento de redes no âmbito do empreendedorismo.

Redes

Colaboração

Networking

Parcerias

Comunicação

  • Identificar redes nacionais e internacionais que promovem o empreendedorismo e a cidadania global;
  • Conhecer as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras em rede;
  • Analisar criticamente a relevância do teamwork e do networking na investigação e desenvolvimento redes no âmbito do empreendedorismo.

 

  1. Empreendedorismo em rede
  2. Cidadania global em rede
  3. Ferramentas de desenvolvimento de iniciativas em rede
  4. Competências para criar e agir em rede

Bibliografia obrigatória:

Bassett, D. S., & Sporns, O. (2017). Network neuroscience. Nature Neuroscience, 20(3), 353–364.

Borgatti, S. P., & Halgin, D. S. (2011). On Network Theory. Organization Science, 22(5), 1168–1181.https://doi.org/10.1287/orsc.1100.0641

Crespo, P. T., & Antunes, C. (2015). Predicting teamwork results from social network analysis. Expert Systems, 32(2),312–325.

Dow, A. W., Zhu, X., Sewell, D., Banas, C. A., Mishra, V., & Tu, S.-P. (2017). Teamwork on the rocks: Rethinkinginterprofessional practice as networking. Journal of Interprofessional Care, 31(6), 677–678.

E-Learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.