Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O mestrado assenta no pressuposto de que o sucesso da escola, em particular da sua ação educativa, depende, entre outros fatores, da disponibilização de serviços de aprendizagem, livros e outros recursos a todos os membros da comunidade escolar, mas, sobretudo, da existência de profissionais devidamente capacitados para a gestão e dinamização desses serviços, em estreita articulação  com o projeto educativo da escola e a comunidade envolvente. Este visa qualificar profissionais para o exercício de funções específicas dentro da estrutura organizativa da escola, designadamente no âmbito da organização, gestão e dinamização de bibliotecas escolares/centros de recursos educativos. Pode, assim, optar por ser um Professor Bibliotecário ou  colaborar na área da Biblioteca Escolar.

Podem candidatar-se a cursos de 2.º ciclo (mestrados):

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico do ensino superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

Estrutura Curricular:

O ciclo de estudos tem duração de 2 anos, compreendendo:

  • a frequência com aproveitamento da parte curricular ou curso de especialização pós-graduada, com a duração de um ano;
  • a preparação, elaboração e apresentação de uma dissertação original. A parte curricular corresponde a 60 unidades ECTS. A preparação, elaboração, apresentação e defesa da dissertação corresponde a 60 unidades ECTS.