Desenvolvimento e Gestão de Colecções
Código: 12009
Departamento: DEED
ECTS: 8
Área científica: Ciências Documentais
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 25

Esta unidade curricular debruça-se, numa primeira parte, sobre a forma de constituir, desenvolver e gerir a coleção de uma Biblioteca Escolar. Para tal, são fornecidos e discutidos os princípios orientadores da seleção, aquisição e desbaste de recursos documentais, tendo em vista a construção e a aplicação de uma “Política de Desenvolvimento de Coleções”.
De importância fundamental será a análise sistemática das coleções por forma a que se realize uma avaliação das mesmas, decorrendo deste processo a elaboração de um Plano de Desenvolvimento da Coleção com orientações a implementar a curto prazo.

Coleção
Recursos Documentais
Política de Desenvolvimento da Coleção
Avaliação da Coleção

• Desenvolver uma reflexão crítica sobre os princípios que presidem à seleção, aquisição e desbaste dos documentos existentes na Biblioteca Escolar, bem como das fontes de informação eletrónica a disponibilizar.
• Num contexto concreto de uma Biblioteca Escolar, ficar apto a estabelecer uma "Política de Desenvolvimento de Coleções".
• Analisar os recursos documentais de uma coleção com vista a uma avaliação da mesma.
• Gizar um “Plano de Desenvolvimento da Coleção” decorrente da avaliação da mesma.

• Introdução à problemática geral do “Desenvolvimento e Gestão de Coleções”: clarificação de conceitos
• Desenvolvimento de coleções: da "política" ao "plano"
• Critérios e procedimentos: seleção, aquisição e desbaste
• As bibliotecas/coleções digitais
• Avaliação da coleção

A bibliografia sobre o assunto desta UC é inexistente em português, tendo-se obrigatoriamente que selecionar títulos em inglês.

Livro de referência:
BARRET, Lynn; DOUGLAS, Jonathan. The CLIP Guidelines for Secondary School Libraries. 2nd ed. London: Facet Pub., 2004.
BAUMBACH, Donna J.; MILLER, Linda R. Less is More: a practical guide to weeding school library collections. ALA editions, 2007.
BISHOP, Kay. The Collection Program in Schools: concepts, practices and information sources. 4th ed. USA: Libraries Unlimited, 2007.
CLAYTON, Peter; GORMAN, G. E. Managing Information Resources in Libraries – collection management – theory and practice. London: Library Association Publishing, 2001.
DOLL, Carol A.; BARRON, Pamela P. Managing and Analizing Your Collection – a practical guide for small libraries and school media centres. Chicago and London: American Library Association, 2002.
EVANS, G. Edward; SAPORANO, Margaret Zarnosky. Developing Library and Information Center Collections. 5th ed. USA: Libraries Unlimited, 2005.
JOHNSON, Peggy. Fundamentals of Collection Development and Management. USA: American Library Association, 2004.
MCGREGOR, Joy; DILLON, Ken; HENRI, James. Collection Management for School Libraries. Lanham, Maryland, Oxford: The Scanescrow Press, 2003.
PÓVOA, Maria Clara de Oliveira; VASCONCELOS, Ana Isabel. O desbaste da colecção: um adjuvante da leitura? In European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, 16, Braga, 2010 - "Discovering Worlds of Literacy : proceedings". Editado por Maria de Lourdes da Trindade Dionísio, José António Brandão Carvalho, Rui Vieira de Castro. Braga : Littera/CIED, 2010. ISBN 978-989-96548-0. 
Consultado em http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3082

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular pressupõe boa capacidade de leitura em língua inglesa.