Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares
Código: 12026
Departamento: DEED
ECTS: 7
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 20

Aborda as questões essenciais que se colocam na administração de bibliotecas, mesmo nas de pequenas dimensões. Essa função requer conhecimentos em áreas como a planificação e gestão de recursos e avaliação da qualidade, domínios que serão perspetivados sempre em função do contexto da biblioteca escolar.

Organização de bibliotecas escolares
Gestão de bibliotecas escolares

•Perceber a função, objetivos e domínios de intervenção da biblioteca escolar, considerando a sua integração no contexto educativo;
•Dominar conceitos e metodologias visando a gestão eficaz do espaço e dos recursos;
•Conceber estratégias e definir ações com vista à avaliação dos serviços e à obtenção de níveis de qualidade que correspondam às necessidades dos utilizadores.

A unidade curricular encontra-se organizada em três grandes unidades temáticas que serão desenvolvidas sequencialmente:

 1. INTRODUÇÃO À TEMÁTICA. PROBLEMÁTICAS E PERSPETIVAS EM TORNO DA GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
1.1 Biblioteca Escolar. Situação e perspetivas
1.2 Questões em torno da gestão da BE. Modelos e práticas de gestão
1.3 Gerir a mudança
1.4 Organizar e gerir para o sucesso

2. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS SERVIÇOS
2.1 Organizar para a qualidade
2.2 Recursos humanos para a BE
2.3 Gestão e liderança
2.4 Organização e gestão dos serviços

3. A BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DA ESCOLA/ AGRUPAMENTO
3.1 Integração da BE no sistema de ensino e na escola
3.2 Biblioteca e aprendizagem
3.3 Comunicação e Marketing

4. QUALIDADE E AVALIAÇÃO DA BE
4.1 Práticas de avaliação da BE
4.2 Avaliação e planeamento
4.3 O Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares

BRÁS, M. Helena (2000). Bibliotecas Escolares: Instalações e Organização do Espaço. Lisboa: ME.

CALIXTO, José A. (1996). A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação. Lisboa: Caminho.
 
GALLER, Anne.; COULTER, Joan (1989). Managing school libraries. The Hague : IFLA

HANNESDÓTTIR, Sigrún Klara (1995). Bibliotecários Escolares: Linhas de Orientação Para os requisitos de Competência. Relatório Profissional da IFLA, nº 41, The Hague.

LEMAIRE, K. (2001). Shell Life, Shelf Matters: Managing Resources in the School Library. Swindon: SLA

MELO, Luísa, SAMPAIO, M. Imaculada (2003). «A avaliação da qualidade em serviços de informação». Páginas a&b, 11. pp 37-60.

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Novo, Ana - “Projeto Acessibilidades” em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa : principais conclusões. ”Cadernos BAD" [Em linha]. ISSN 0007-9421 Nº 1 (jan. - jun. 2015), p. 163-176. . [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW:
Novo, Ana - O profissional da Informação como ‘Super gestor’ : top 5 das suas características: In Congresso Nacional BAD, 12, Évora, 2015 - " Ligar [Em linha] : transformar : criar valor : atas". Lisboa : BAD, 2015. 3 p. . [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW:
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SAEZ, Eillen (2000). Promoting the School Library. London: SLA.

O processo de ensino e aprendizagem desenvolver-se-á num regime de ensino a distância alicerçado numa pedagogia online. A metodologia baseia-se em processos de trabalho individualizado e de trabalho cooperativo, através das ferramentas disponíveis na “aula virtual”. Espera-se uma leitura crítica dos materiais propostos para estudo e uma participação activa nos espaços virtuais comuns.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige que os alunos possuam alguns conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de documentos de natureza diversa.