Literatura para Crianças e Jovens
Código: 12018
Departamento: DEED
ECTS: 7
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 20

Esta unidade curricular pretende fornecer um conhecimento abrangente da literatura para crianças e jovens, com particular ênfase nos trabalhos contemporâneos, numa perspetiva de promoção da leitura. Abordam-se aspetos referentes à problemática dos interesses de leitura. Caracteriza-se a produção atual para crianças, nos vários domínios da escrita, salientando-se os aspetos mais significativos para o contexto da biblioteca escolar ou biblioteca infantil e juvenil.

Literatura para crianças;
Literatura para jovens;
Promoção da leitura;
Leitura e currículo

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender as relações entre o desenvolvimento social e cognitivo das crianças e jovens e os interesses de leitura.
- Refletir sobre o papel da sociedade e da escola no desenvolvimento dos hábitos de leitura.
- Examinar e familiarizar-se com os diversos géneros da literatura para crianças e jovens.
- Desenvolver estratégias de articulação entre a biblioteca escolar e o currículo, no que se refere ao papel que a LIJ pode desempenhar em diferentes áreas disciplinares.

 

1. Literatura infantil e juvenil: enquadramentos gerais
1.1 O conceito de livro/literatura infantil e de livro/literatura juvenil
- o livro e a literatura para crianças
- a literatura para jovens – um debate mais recente
1.2 Faixas etárias e interesses de leitura
1.3 Tendências atuais na LIJ: entre o impresso e o digital
2. Géneros da LIJ
3.1 A narrativa para crianças e para jovens
3.2 O teatro
3.3 A poesia
3.4 Outros géneros
- o álbum e o livro ilustrado
- o livro informativo
- a banda desenhada
3. Os livros para crianças e jovens e o currículo
3.1 O papel da LIJ no currículo
3.2 O PNL na escola

 

Azevedo, Fernando, Balça, Ângela & Bastos, Glória (2015). Web 2.0: literatura infantil / juvenil e comunidades interpretativas. CADERNO SEMINAL DIGITAL. v. 23, n. 23, 40-57
Bastos, Glória (1999). Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta.
----- (2006), O teatro para crianças em Portugal. História e crítica, Lisboa: Caminho.
Blockwel, Francesca (2001). Literatura juvenil portuguesa contemporânea: identidade e alteridade. Lisboa: Caminho.
Colomer, Teresa (org.) (2009). Lecturas Adolescentes. Barcelona: Graó
Manresa, Mireia; Real, Neus (eds.) (2015): Digital Literature for Children: Texts, Readers and Educational Practices. Bruxelles, Bern, Berlin, Frankfurt am Main, New York, Oxford, Wien: Peter Lang.
Ramos, Ana Margarida (2007). Livros de palmo e meio. Reflexões sobre a literatura para a Infância. Lisboa: Caminho.
Rocha, Natércia (2001). Breve história da literatura para crianças em Portugal. (2.ª ed. aumentada), Lisboa: Caminho.
Shavit, Zohar (2003). Poética da literatura para crianças. Lisboa: Caminho.

 

O processo de ensino e aprendizagem desenvolver-se-á num regime de ensino a distância alicerçado numa pedagogia online. A metodologia baseia-se em processos de trabalho individualizado e de trabalho cooperativo, através das ferramentas disponíveis na “aula virtual”. Espera-se uma leitura crítica dos materiais propostos para estudo e uma participação activa nos espaços virtuais comuns.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige que os alunos possuam alguns conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de documentos de natureza diversa.