Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento
Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento visa qualificar profissionais em estudos avançados na área do desenvolvimento sustentável, nas vertentes ambientais e socioeconómicas. Destacamos como potenciais destinatários os profissionais ligados ao terceiro setor e ao setor público, ao ensino e formação, a quadros de empresas e de organizações internacionais cuja área de atuação seja o desenvolvimento e a responsabilidade social, e a investigadores. Constituem finalidades de formação: 

(i) O aprofundamento do conhecimento na vertente do Desenvolvimento Sustentável, através do uso de um corpo teórico atual e interdisciplinar, com vista à investigação na área; 

(ii) O desenvolvimento de competências analíticas, de avaliação e de reflexão crítica sobre situações concretas na área da Sustentabilidade e Desenvolvimento, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o progresso social e cultural. 

As condições de acesso ao Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento são as seguintes:

·         Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em qualquer ramo do conhecimento;

·         Titular de um grau de licenciado e detentor de currículo científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;

·         Detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

E de acordo com o Despacho de Abertura e critérios de seleção dos candidatos, o Objeto de investigação para a tese deve referir tema, problemática, objetivos e métodos da investigação que o/a candidato/a pretende vir a desenvolver (até 300 palavras), bem como explicitar as razões académico-profissionais que o/a levam a candidatar-se (até 150 palavras), salvaguardando sempre a correção da expressão escrita.

Além das condições de acesso acima referenciadas, são pré-requisitos fundamentais para admissão ao Programa de Doutoramento:

·         Acesso a um computador com ligação à Internet;

·         Experiência de navegação e pesquisa na Internet;

·         Bons conhecimentos de língua inglesa.

O número de candidatos a admitir é definido no Despacho de Abertura.

No caso de não haver um número mínimo de candidatos que justifique a abertura e o funcionamento do Programa de Doutoramento, poderão ser selecionados provisoriamente candidatos que cumprem os requisitos enunciados, ficando a obtenção do grau de doutor circunscrita à “elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim”, de acordo com a alínea a) do art. 31.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 2 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009 de 14 de setembro. Contudo, a admissão e a inscrição em doutoramento, nestas condições, exige a aprovação por parte do Conselho Científico da Universidade Aberta de um projeto de tese na especialidade requerida, apresentado pelo candidato, acompanhado de proposta de um orientador e da anuência expressa deste.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Acreditação

Guião de auto-avaliação

A 1ª parte do Programa de Doutoramento é lecionada em regime de ensino a distância, na modalidade online, utilizando a plataforma de e-learning em uso na Universidade Aberta. O 1º semestre é antecipado por um módulo inicial, totalmente virtual, com a duração de 2 semanas, com o objetivo de ambientar os estudantes quer ao modelo pedagógico virtual da Universidade e características do contexto de ensino online deste programa de doutoramento, quer às ferramentas de e-learning necessárias à frequência. A 2ª parte do Programa de Doutoramento é dedicada fundamentalmente à realização de investigação. A apresentação e discussão da tese de doutoramento são realizadas em sessão síncrona, de natureza pública, especialmente convocada para o efeito.

Os/As doutorandos/as que optaram pelo regime de tempo parcial devem obrigatoriamente inscrever-se no segundo semestre (primeiro ano) em Seminário de Aprofundamento Teórico II e Seminário de Aprofundamento Metodológico II, e, no quarto semestre (segundo ano) em Seminário de Projeto. É ainda fortemente recomendável que a inscrição em SP seja efetuada só após SATI e SAMI estarem concluídas.

Os/As doutorandos/as ao longo do seu estudo no Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento são incentivados a apresentarem os seus trabalhos de investigação no âmbito da tese em conferências científicas internacionais, a refletir-se na avaliação da UC Seminário de Projeto.

Os/As doutorandos/as inscritos/as em Seminário de Tese I ou II, são incentivados/as a apresentar o desenvolvimento da sua investigação no seminário doutoral anual e-sustainability, determinante para aprovação do relatório de progresso anual, sendo este de entrega obrigatória.

O Programa de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento conta com uma Comissão Externa de Aconselhamento e uma Comissão Científica.

Curso reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) nos Grupos de Recrutamento 200, 230 e 430.

Ao abrigo do Despacho (extrato) n.º 8297/2024 publicado em DR N.º 142 2º série de 24/07/2024 a designação é alterada para doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento (DSD).

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

O programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento é lecionado em parceria entre o Departamento de Ciências e Tecnologia e o Departamento de Ciências Sociais e de Gestão.

Existe também uma parceria externa com o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília para a organização do seminário doutoral anual.

Na parte do desenvolvimento das teses, os doutorandos são incentivados à integração nos Centros de Investigação dos seus orientadores, acreditados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Estrutura Curricular:

O Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento organiza-se com base numa 1.ª parte, de natureza curricular, com a creditação de 60 ECTS, a que se seguirá uma 2.ª parte, dedicada fundamentalmente à investigação com uma creditação de 120 ECTS. Considera-se que está apto a dedicar-se à realização da investigação para a elaboração de uma tese original nos semestre seguintes após a conclusão da parte curricular e aprovação do projeto de tese por parte do Conselho Científico da Universidade Aberta.

Nos semestres correspondentes à 2.ª parte do Programa de Doutoramento (Seminário de Tese I e II), o estudante realiza a investigação planeada, sob a supervisão do orientador de tese, e do co-orientador, caso exista.

A duração máxima do Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento é de 3 anos para o estudante a tempo integral. No caso do estudante a tempo parcial, a duração máxima deste Programa de Doutoramento é de 5 anos. Os 2 primeiros anos, são ocupados com a frequência das Unidades Curriculares.