Seminário de Aprofundamento Teórico I
Código: 23000
Departamento: DCET
ECTS: 15
Área científica: Ciências do Ambiente | Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 65

Este Seminário, composto por cinco tópicos, visa facultar aos estudantes um conjunto de conhecimentos fundamentais para uma reflexão acerca do desenvolvimento sustentável. Começa-se por abordar o próprio conceito de sustentabilidade, com múltiplos objetivos e interdependências complexas. Faz-se uma breve referência aos mais significativos marcos históricos, bem como aos principais documentos orientadores, às conceções ideológicas que lhe estão inerentes e às inner changes. No segundo tópico são abordados os principais problemas globais que contribuem para a crise ambiental, entre os quais a emissão de gases com efeito de estufa e o aquecimento global, a perda de biodiversidade, a produção de resíduos, a poluição das águas e dos oceanos e a desflorestação. O tópico três debruça-se sobre as principais questões e desafios populacionais de hoje. A população mundial continua a crescer, com forte concentração em regiões pobres e sem acesso a recursos. A procura de melhores condições de vida e de recursos naturais conduz a fluxos migratórios para a cidade. Estima-se que cerca de metade da população mundial viva hoje em zonas urbanas. Porém, esta verdadeirarevolução urbananão é acompanhada pela criação de infra-estruturas adequadas. A falta de espaço, água, saneamento, transportes, tem como resultado o crescimento populacional em condições pouco dignas. A equidade intra-geracional será objeto de atenção no tópico quatro. São explorados os principais entraves à sustentabilidade social: os direitos humanos, a fome e a pobreza, as desigualdades de género, o acesso à educação e à saúde (mortalidade infantil e materna, SIDA, malária). Finalmente, diversos autores clamam que a discussão em torno do desenvolvimento sustentável é uma questão ética, ancorada nos valores e na cultura da comunidade. Questões como o horizonte temporal e osconteúdos’ que constituem o desenvolvimento são decisões a tomar com base nos valores predominantes e nas normas éticas. Analisam-se as posições éticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável sob os prismas da ética ambiental (ou seja, da relação Homem/Ambiente) e da ética social e económica (que envolve as relações humanas, sociais e económicas). 

Sustentabilidade e Desenvolvimento: conceitos e políticas emergentes
Problemas ambientais e sustentabilidade
Espaço e Sustentabilidade
Desigualdades Sociais e Sustentabilidade; Ética para a sustentabilidade

No final pretende-se que os doutorandos dominem conceitos básicos relacionados com a sustentabilidade; que conheçam as principais alterações globais, que estejam aptos a discutir os principais aspectos relacionados com os desafios populacionais; que compreendem a equidade inter e intra-geracional;  e que se familiarizem com as principais éticas ambientais e sócio-económicas com que nos confrontamos.

Tópicos a Lecionar:

  • Sustentabilidade e desenvolvimento: conceitos e políticas emergentes
  • Alterações Globais 
  • Desafios urbanos de hoje 
  • Desigualdades sociais e sustentabilidade

Baker, S. (2006) Sustainable Development, Routledge. 

Becker C. U., (2011) Sustainability Ethics and Sustainability Research 137pp. Springer. 

Cafaro, P. (2011). Taming growth and articulating a sustainable future: the way forward for environmental ethics. Ethics & the Environment, 16(1), 1-23. 

Davoundi, S., Evans, N., Governa, F., & Santangelo, M. (2008) Territorial governance in the making. Approaches, methodologies, practices”, Boletín de la AGE, 46, p. 33-52. 

Hickel, J. (2019). The contradiction of the sustainable development goals: Growth versus ecology on a finite planet. Sustainable Development, 27(5), 873-884. 

Khoday, K. (2018). Rethinking human development in an era of planetary transformation. UNDP Human Development Report Office. 

Parkin, S, (2010) The Positive Deviant – Sustainability Leadership in a Perverse World. Earthscan. London and Washington DC.Sen, A. (2010) Desenvolvimento como Liberdade. Companhia das Letras. 

Turnbull, M., Sterrett, C.L. & Hilleboe, A., (2013) Toward Resilience – A Guide to Disaster Risk Reduction and Climate Change Adaptation. Practical Action Publishing. 

Woiwode, C., Schäpke, N., Bina, O., Veciana, S., Kunze, I., Parodi, O., ... & Wamsler, C. (2021). Inner transformation to sustainability as a deep leverage point: fostering new avenues for change through dialogue and reflection. Sustainability Science, 16, 841-858.

Ensino a distância, na modalidade online, utilizando a plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta.

A avaliação do estudante é de caráter individual, e é 100 % avaliação contínua. Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular, de acordo com o definido pela equipa docente em articulação com a coordenação do Programa de Doutoramento.

É aconselhável conhecimentos de inglês uma vez que a maioria da bibliografia aconselhada e disponibilizada é em língua inglesa.