Seminário de Aprofundamento Teórico II
Código: 23002
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Ciências do Ambiente | Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 33

Este seminário, composto por 3 tópicos, tem como objetivo fornecer algumas reflexões sobre caminhos possíveis para promover um desenvolvimento mais sustentável. O módulo Capital Social, Cidadania e Ambiente centra-se na abordagem ao conceito de capital social para analisar a participação de cidadãos/ãs e comunidades na promoção do desenvolvimento sustentável. Explora-se uma diversidade de propostas analíticas sobre este conceito, no sentido de compreender como o capital social constitui um recurso essencial para o exercício da cidadania ativa, num contexto de sociedades civis dinâmicas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Estabelecem-se pontes com os conceitos de cidadania, governação e democracia para debater e refletir sobre o papel dos atores sociais na construção de um futuro comum, que articula e concilia a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável. Esta reflexão está ancorada na análise de casos que ilustram a mobilização de capital social. O módulo Ciência, Educação e Sustentabilidade debate os valores prevalecentes e as relações sociais / económicas / políticas como causa da insustentabilidade. Uma visão diferente quanto ao modo de consumir, de produzir, de intervir e regular só é possível com alterações profundas e estruturais na conceção do desenvolvimento humano e social. A chave para a mudança de atitudes e de comportamentos passa pela educação para o desenvolvimento sustentável. Mas esta pressupõe também novas formas de encarar o conhecimento científico, privilegiando perspetivas multidisciplinares e integradoras como as que são adotadas a nível das Ciências para a Sustentabilidade (Sustainability Science). O módulo Economia e Desenvolvimento começa com uma breve apresentação da história do desenvolvimento económico (recorrendo a temas como a dicotomia norte/sul, as diversas tradições teóricas sobre o problema do desenvolvimento e quais são as tendências recentes da economia global). Numa segunda fase, será analisado e discutido os vários conceitos de índices de desenvolvimento de Amartya Sen e do Índice de Desenvolvimento Humano  (IDH/HDI) das Nações Unidas (UNDP). Aborda-se ainda o tema dos recursos comuns e os desenvolvimentos e estudos mais recentes depois do artigo seminal de Gareth Hardin. No final deste módulo, os doutorandos devem estar aptos a refletir e debater ideias sobre os aspetos mais relevantes do desenvolvimento económico e relacioná-los com os temas dos recursos comuns, do conceito de desenvolvimento humano e da noção de sustentabilidade (fraca e forte).

Capital Social
Cidadania e Ambiente
Educação para a Sustentabilidade
Economia e Desenvolvimento

No final os doutorandos devem estar aptos a refletir sobre o papel do capital social, da cidadania, da ciência, da educação, e de diferentes paradigmas de economia e desenvolvimento, para a promoção e aplicação do desenvolvimento sustentável.

Tópicos a Lecionar:

  • Capital Social, Cidadania e Ambiente 
  • Ciência Educação e Sustentabilidade 
  • Economia e Desenvolvimento 

Azeiteiro, U.M., Leal Filho, W., Caeiro, S., (Eds.) 2014. “E-learning and Education for Sustainability", in Communication and Sustainability, Peter Lang.

Dasgupta, P.; Serageldin, I. (Eds.) (2000) Social capital: a multifaceted perspective. Washington, D.C.: The World Bank.

Disterheft, A., Caeiro, S., Azeiteiro, U.M., Leal Filho, W., 2013. Sustainability Science and Education for Sustainable Development in Universities – a way for transition, in CAEIRO, S., LEAL FILHO, W., JABBOUR, C.J.C., AZEITEIRO, U.M., (Eds) 2013. "Sustainability Assessment Tools in Higher Education Institutions - Mapping Trends and Good Practices Around the World", Springer.

Jupille, J.; Caporaso, J. A. (2022). Theories of institutions. Cambridge University Press.

Leal Filho, W., Azeiteiro, U.M., Caeiro, S., Alves, F., (Eds.) 2015. "Integrating Sustainability Thinking in Science and Engineering Curricula: Innovative Approaches, Methods and Tools" in the series "World Sustainable Development Series". Springer.

Marconatto, D. A.; Pedrozo, E. A. (2013) “Capital social: visão integrada”, Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Vol. 9, 2: 154-181.

Schrank, Andrew. (2023) The Economic Sociology of Development (Economy and Society) Londres, Polity.

Tang, S. (2022). The Institutional Foundation of Economic Development. Princeton University Press.

E-learning

A avaliação do estudante é de caráter individual, e é 100 % avaliação contínua. Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular, de acordo com o definido pela equipa docente em articulação com a coordenação do Programa de Doutoramento.

Alguns documentos de apoio podem estar em inglês.