Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento
Vídeo

Presentation vídeo

Opening Order Course fee Teaching mode: Distance teaching Teaching Language: Portuguese

This PhD aims to qualify professionals in advanced studies in the area of sustainable development, especially the environmental and socio-economic aspects. Its main targets are all those who wish to develop advanced research in this area of study, especially those linked to the tertiary and public sectors, to education and training, staff from companies and international organisations working in development and social responsibility and as well as researchers.

The training purposes are:

• Deepening knowledge in the field of Sustainable Development, through the use of a current and interdisciplinary theory.

• The development of analytical skills, assessment and critical reflection on concrete situations in the area of Sustainability and Development.

• The development of capacities and competences to carry out research independently in the area of Sustainability and Development.

• The development of skills and competences to contribute to the advancement of knowledge and social and cultural progress within the scope of each mentioned specialty.

As condições de acesso ao Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento são as seguintes:

·         Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em qualquer ramo do conhecimento;

·         Titular de um grau de licenciado e detentor de currículo científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;

·         Detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

E de acordo com o Despacho de Abertura e critérios de seleção dos candidatos, o Objeto de investigação para a tese deve referir tema, problemática, objetivos e métodos da investigação que o/a candidato/a pretende vir a desenvolver (até 300 palavras), bem como explicitar as razões académico-profissionais que o/a levam a candidatar-se (até 150 palavras), salvaguardando sempre a correção da expressão escrita.

Além das condições de acesso acima referenciadas, são pré-requisitos fundamentais para admissão ao Programa de Doutoramento:

·         Acesso a um computador com ligação à Internet;

·         Experiência de navegação e pesquisa na Internet;

·         Bons conhecimentos de língua inglesa.

O número de candidatos a admitir é definido no Despacho de Abertura.

No caso de não haver um número mínimo de candidatos que justifique a abertura e o funcionamento do Programa de Doutoramento, poderão ser selecionados provisoriamente candidatos que cumprem os requisitos enunciados, ficando a obtenção do grau de doutor circunscrita à “elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim”, de acordo com a alínea a) do art. 31.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 2 de junho e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009 de 14 de setembro. Contudo, a admissão e a inscrição em doutoramento, nestas condições, exige a aprovação por parte do Conselho Científico da Universidade Aberta de um projeto de tese na especialidade requerida, apresentado pelo candidato, acompanhado de proposta de um orientador e da anuência expressa deste.

A 1ª parte do Programa de Doutoramento é lecionada em regime de ensino a distância, na modalidade online, utilizando a plataforma de e-learning em uso na Universidade Aberta. O 1º semestre é antecipado por um módulo inicial, totalmente virtual, com a duração de 2 semanas, com o objetivo de ambientar os estudantes quer ao modelo pedagógico virtual da Universidade e características do contexto de ensino online deste programa de doutoramento, quer às ferramentas de e-learning necessárias à frequência. A 2ª parte do Programa de Doutoramento é dedicada fundamentalmente à realização de investigação. A apresentação e discussão da tese de doutoramento são realizadas em sessão síncrona, de natureza pública, especialmente convocada para o efeito.

Os/As doutorandos/as ao longo do seu estudo no Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento são incentivados a apresentarem os seus trabalhos de investigação no âmbito da tese em conferências científicas internacionais, a refletir-se na avaliação da UC Seminário de Projeto.

Os/As doutorandos/as inscritos/as em Seminário de Tese I ou II, são incentivados/as a apresentar o desenvolvimento da sua investigação no seminário doutoral anual e-sustainability, determinante para aprovação do relatório de progresso anual, sendo este de entrega obrigatória.

O Programa de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento conta com uma Comissão Externa de Aconselhamento e uma Comissão Científica.

Curso reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) nos Grupos de Recrutamento 200, 230 e 430.

Ao abrigo do Despacho (extrato) n.º 8297/2024 publicado em DR N.º 142 2º série de 24/07/2024 a designação é alterada para doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento (DSD).

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

O programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento é lecionado em parceria entre o Departamento de Ciências e Tecnologia e o Departamento de Ciências Sociais e de Gestão.

Existe também uma parceria externa com o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília para a organização do seminário doutoral anual.

Na parte do desenvolvimento das teses, os doutorandos são incentivados à integração nos Centros de Investigação dos seus orientadores, acreditados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Curricular estructure:

O Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento organiza-se com base numa 1.ª parte, de natureza curricular, com a creditação de 60 ECTS, a que se seguirá uma 2.ª parte, dedicada fundamentalmente à investigação com uma creditação de 120 ECTS. Considera-se que está apto a dedicar-se à realização da investigação para a elaboração de uma tese original nos semestre seguintes após a conclusão da parte curricular e aprovação do projeto de tese por parte do Conselho Científico da Universidade Aberta.

Nos semestres correspondentes à 2.ª parte do Programa de Doutoramento (Seminário de Tese I e II), o estudante realiza a investigação planeada, sob a supervisão do orientador de tese, e do co-orientador, caso exista.

A duração máxima do Programa de Doutoramento em Sustentabilidade e Desenvolvimento é de 3 anos para o estudante a tempo integral. No caso do estudante a tempo parcial, a duração máxima deste Programa de Doutoramento é de 5 anos. Os 2 primeiros anos, são ocupados com a frequência das Unidades Curriculares.