Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O doutoramento visa a formação avançada de profissionais, técnicos e de investigadores na área dos estudos das relações interculturais nas seguintes vertentes: comunicação Intercultural; Culturas e Direitos Humanos; Interculturalidades e Artes; Intervenção Social em Contextos Multiculturais; Média e Mediações Culturais; Migrações e Diversidades; Saúde, Migrações e Interculturalidade. O curso dirige-se espcialmente a profissionais e técnicos do setor público, do ensino e formação, investigadores nacionais e internacionais, técnicos especializados a trabalhar em instituições e organizações da sociedade civil no contexto nacional e internacional e quadros do setor privado.

São condições fundamentais para admissão ao Curso de Doutoramento:
1. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, em qualquer área do saber;
2. Titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;
3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Científico, como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para realização deste ciclo de estudos.
Além destas condições, são pré-requisitos: acesso a um computador com ligação à Internet; conhecimentos de informática, ao nível do utilizador; conhecimentos de inglês a nível da compreensão na leitura de textos.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Acreditação

Guião de auto-avaliação

Estrutura Curricular:
O Doutoramento em Relações Interculturais é um ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e equivale a 180 ECTS. 
A estrutura curricular integra duas partes: 
  • a primeira parte, de natureza curricular, com a creditação de 60 ECTS,
  • a segunda parte é dedicada à investigação e elaboração de uma tese de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim, a que corresponde 120 ECTS.
A primeira parte do doutoramento desenvolve-se durante dois semestres sequenciais em regime de ensino a distância, online com a possibilidade de integrar sessões presenciais. Cada semestre é composto por três unidades curriculares, o que totaliza seis unidades curriculares. 
A conclusão com aproveitamento do 1.º ano do Curso é condição necessária para a inscrição da tese de doutoramento.