Seminário Temático Doutoral II. Migrações, Interculturalidade e Desenvolvimento
Código: 43008
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular aborda, de forma integrada e articulada, quatro temáticas centrais: a análise, a partir de uma perspetiva global; dos principais padrões das migrações na atualidade e os respetivos sistemas migratórios; a problemática dos impactos das migrações sobre o desenvolvimento dos territórios de origem dos migrantes, relacionando as questões numa perspetiva macro e micro sociológica; um exame comparativo da relação subjacente a estes processos migratórios considerando a dimensão intercultural dos atores em presença e, por fim, as circunstâncias específicas de interação destes temas com as migrações forçadas.

Migrações
Desenvolvimento
Interculturalidade
Refugiados

As competências a adquirir com esta unidade curricular resultam dos objetivos de aprendizagem definidos a nível do 3º ciclo, adaptando-os aos conteúdos específicos da unidade. Na generalidade, merecem atenção especial as competências de produção de conhecimento científico original. Mais em particular, pretende-se:
- o reforço das competências teóricas e aplicadas do estudo das migrações, na sua relação com a cultura e o desenvolvimento;
- o aumento da capacidade de integração de conhecimentos interdisciplinares, provenientes sobretudo da sociologia, economia e antropologia, de modo a melhor captar a complexidade daqueles domínios;
- o desenvolvimento das capacidades de análise e raciocínio crítico;
- a melhoria das competências de comunicação oral;
- a melhoria das competências de investigação e produção de conhecimento complexo de forma autónoma.
 

1. Introdução: migrações atuais e perspetivas teóricas
1.1 As migrações na atualidade: padrões globais e sistemas migratórios mundiais
1.2 Perspetivas teóricas sobre as migrações: abordagens micro- e macro-sociológicas
2. Migrações e desenvolvimento sustentável
2.1 Migrações e desenvolvimento socioeconómico: mercado de trabalho, remessas e outros efeitos
2.2 Diásporas e transnacionalismo: aspetos económicos, socioculturais e políticos
3. Interculturalidade e desenvolvimento
3.1 A abordagem cultural do desenvolvimento: perspetivas teóricas sobre a relação entre cultura, economia e política  
3.2 Perspetivas macrossociais e microssociais da interculturalidade face à mobilidade e desenvolvimento
4. Migrações forçadas, requerentes de asilo e refugiados
4.1 Migrações forçadas e desenvolvimento: desafios locais e relações globais entre sociedades de partida e sociedades de acolhimento
4.2 Percursos forçados, acervos patrimoniais (i)materiais e (re)construção das sociabilidades identitárias

    

Bastia, T. & Skeldon, R. (Ed.) (2020). The Routledge Handbook of Migration and Development. Routledge.

Betts, A. 2009. Development assistance and refugees: towards a North- South grand bargain? RSC, University of Oxford.

Castles, S. e Miller, M. (2019). The Age of Migration: International Population Movements in the Modern World. Guilford Publications.

Costa, P.M. & Sousa, L. (2018). 40 Anos de independências: migrações forçadas e regimes de asilo nos PALOP (1975-2013). Cadernos de Estudos Africanos. janeiro-junho de 2018, 35, 89-108.

Hynes, P. (2021). Introducing forced migration. Routledge.

Koser, K. e Martin, S. ( ed.). 2011. The migration- displacement nexus: patterns, processes, and policies. New York. Berghahn Books.

Peixoto, J. (2004). “ As Teorias Explicativas das Migrações: Teorias Micro e Macro- Sociológicas”. Socius Working Papers nº 11/ 2004. ISEG/ UTL.

Schech, S. e Haggis, J. 2000. Culture and Development: A Critical Introduction. Wiley- Blackwell.

Sousa, L., Costa, P.M., Albuquerque, R., Magano, O. e Bäckström, B. (2021).  Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimento. Coleção Estudos OM, nº 68. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações. 

Rasan S. e Baral, D. (ed.) (2020). Development, Environment and Migration. Lessons for sustainability. Routledge.

E-learning

A avaliação das aprendizagens será realizada com base na avaliação contínua das atividades individuais e em grupo. A avaliação final resulta da ponderação de vários elementos: qualidade da participação em fóruns de debate; trabalhos individuais e em grupo (leituras críticas e ensaios) e trabalho final individual.