Este Seminário Doutoral tem como principal objetivo desenvolver o conhecimento teórico e capacidade de análise cultural a partir dos media enquanto recursos de comunicação, mediação e representação, nas diferentes vertentes socio-culturais. Daremos destaque à análise da cultura crescentemente plural, relacional e mediada, dando particular atenção à trama multissituada das redes e dos deslocamentos dos atores do local para o transnacional (migrações, turismo, circulação de bens, redes sociais virtuais, telecomunicações).
Analisará deferentes media visuais, para explorar as maneiras pelas quais moldam a perceção e a experiência das diferentes culturas. Ao longo do seminário, enfatiza-se o poder inerente das imagens e das sua capacidade de moldar nossas próprias experiências culturais.
Explorará a abordagem etnográfica, capaz de entender o contexto, a cultura e as suas nuances, combinando métodos etnográficos tradicionais de observação participativa com as ferramentas de netnografia e da análise visual.
1.MEDIA
2. Análise Cultural
3.Método etnográfico
4.Metodologias visuais
Ao concluir esta unidade curricular os/as estudantes deverão ter desenvolvido as seguintes competências:
• Adquirir fundamentos teóricos e conceptuais necessários para a compreensão dos conteúdos programáticos da UC e dos conceitos de media e mediação cultural.
• Desenvolver competências interpretativas decorrentes da necessidade de repensar a adequação das metodologias de investigação antropológica a novos terrenos, contextos, práticas sociais e culturais (métodos participativos, metodologias visuais e sonoras, cultura visual e sonora, ambientes virtuais, etc.) e como esta prática configura uma etnografia móvel e multi-situada.
• Por em prática competências de análise crítica, de avaliação e de síntese, de ideias novas e complexas visando a resolução de problemas e investigação científica original: estudo de casos e conceção e desenvolvimento de projetos e ações.
• Desenvolver competências de pesquisa, de autoaprendizagem e de promoção de cultura e mediação científica: procura de recursos de formação, de investigação das dinâmicas sociais e culturais tecnologicamente mediadas
Tema 1 - Teorias e conceitos. Media, mediações, cultura. (Re)configurações da cultura na era tecnológica. Mediações culturais:
1. Os media: corpo e a voz; pintura parietal e artes plásticas (arte móvel); da escrita à imprensa; era da reprodutibilidade técnica–fotografia, cinema, som; era da transformação digital – novos media
2. Cultura e suas reconfigurações–reconfiguração da cultura na era digital
3. Mediação e mediações culturais.
Tema 2 - Metodologias especificas:
1. Métodos visuais e audiovisual de investigação e análise da cultura;
2. Antropologia dos media e da mediação cultural,
3. Metodologias audiovisuais participativas,
4. Construção e análise do discurso mediático (escrito, audiovisual, hipermédia, web-doc).
Tema 3 - Temas específicos – passagem ao terreno e design de investigação
1. Mediações artísticas
2. Imagens, cultura e desenvolvimento local
3. Identidade cultural, interculturalidade e mediação tecnológica.
4. Cultura Visual e Turismo- O turismo como experiência visual. Mediação turística.
5. Cultura, tecnologia e mediação do conhecimento. Reflexividade e instituições sociais reflexivas. Integração do conhecimento no desenvolvimento local.
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E-learning
Avaliação contínua online no contexto da plataforma Moodle.
Participação nos fóruns e trabalhos individuais e de grupo ao longo do semestre. Trabalho final individual.