Doutoramento em Matemática Aplicada e Modelação
Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português e Inglês

O doutoramento visa potenciar a área da matemática aplicada e modelação, fundamental para os serviços e a indústria de alto nível tecnológico. Pretende-se formar profissionais que possam: reforçar cientificamente departamentos de I&D de empresas; integrar departamentos académicos, centros de investigação e laboratórios associados; potenciar a colaboração academia/empresa; promover o reconhecimento da importância da matemática e da estatística para a descrição científica da realidade.

Condições de Acesso: Podem candidatar-se ao doutoramento:

  • os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, nas áreas da Matemática, Estatística, Física, Engenharia ou áreas afins;
  • os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas da Matemática, Estatística, Física, Engenharia ou áreas afins, detentores de um currículo escolar, profissional, ou científico que seja reconhecido pelo órgão competente da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização do doutoramento;
  • a título excecional, os detentores de um currículo escolar, profissional e científico excecional que seja reconhecido pelo órgão competente da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Acreditação

Guião de auto-avaliação

O curso é lecionado em regime de ensino a distância, em classe virtual com recurso a uma plataforma de e-learning especializada e adotando o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta.

Estrutura Curricular:

Este curso de doutoramento divide-se numa primeira parte curricular correspondente ao curso de estudos pós-graduados em Matemática Aplicada e Modelação, e numa segunda parte, dedicada à preparação, realização e apresentação e defesa de uma tese.  A parte curricular corresponde a 60 créditos, correspondentes a um total 6 unidades curriculares de entre as disponíveis em cada edição e terá a duração de um ano. A tese terá a duração de 3 anos e corresponde a um total de 180 créditos.