Programação
Cursos
Código: 23019
Departamento: DCET
ECTS: 10
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 20

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes um os conhecimentos e competências fundamentais em programação com uma linguagem multi-paradigma, tendo em conta a sua versatilidade e aplicabilidade aos mais variados ambientes e contextos. Para os estudantes com uma vasta experiência anterior de programação o objetivo é também proporcionar um treino específico em questões de programação diretamente ligadas aos temas a explorar nas suas teses.

Programação
Python
Elaboração de scripts

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar capaz de:
1. Identificar as potencialidades de uma linguagem de programação na sua aplicação a um problema, inserido num contexto/ambiente específico.
2. Conhecer com profundidade os princípios, mecanismos, sintaxe e semântica de uma linguagem de programação multi-paradigma particular (Python).
3. Analisar e desenvolver programas eficazes e que aproveitem as potencialidades da linguagem de trabalho e que resolvam problemas matemáticos concretos.
4. Integrar em pacotes de software, de forma transparente ao utilizador, duas ou mais componentes de diversas tecnologias/linguagens de programação.

1. Instalação e introdução ao Python
2. Sintaxe e semântica do Python
3. Estruturas de dados e controle de fluxo
4. Interoperacionalidade
5. Aplicação na resolução de problemas matemáticos

1. Langtangen HP "A Primer on Scientific Programming with Python", Springer. ISBN 978-3642302923.
2. Python Documentation. http://www.python.org/doc/
3. Textos de apoio elaborados pelo professor.
4. Tutoriais de pacotes de software a integrar com scripts Python.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e contínuo e constará de dois fatores: a qualidade dos programas Python apresentados, medida por (1) a sua capacidade de resolver eficaz e eficientemente os problemas matemáticos propostos; (2) correção do código ao nível estrutural e formal; e (3) eventuais mais-valias que possam evidenciar (85%), e a pró-atividade do estudante na faceta de aprendizagem colaborativa, medida pela quantidade e qualidade de questões levantadas em fórum e/ou das intervenções em resposta a estas (15%). Os detalhes da avaliação são apresentados no contrato de aprendizagem da unidade curricular.