Doutoramento em Educação a Distância e eLearning
Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O programa de doutoramento destina-se prioritariamente a todos os que têm por objetivo desenvolver investigação avançada em Educação a Distância e eLearning, pretendendo, deste modo, contribuir para o aprofundamento do conhecimento na área e dar resposta a novas necessidades de transformação digital, de virtualização e hibridização dos processos educativos. Destacam-se como potenciais destinatários os profissionais ligados, quer a escolas do ensino básico e secundário, quer a instituições de ensino superior, investigadores, escolas profissionais, editoras, produtoras de conteúdos, autarquias, entre outros.

Constituem objetivos do programa de doutoramento: 

• Desenvolver investigação avançada nos domínios da Educação a Distância e do eLearning (EDeL), segundo os padrões académicos internacionais de qualidade e integridade;

• Promover competências teóricas e instrumentais na investigação em Educação a Distância e do eLearning, através da utilização de metodologias de investigação diversas e em conformidade com as Metas Europeias para a Investigação e Inovação Responsáveis;

• Preparar os doutorandos para a colaboração interdisciplinar no âmbito da investigação em Educação a Distância e do eLearning;

• Contribuir para a integração dos doutorandos em redes de investigação nacionais e internacionais;

• Promover a transferência dos resultados da investigação, nomeadamente através da participação dos doutorandos em conferências e a publicação em revistas internacionais com revisão por pares.

As condições de acesso ao Programa de Doutoramento em Educação a Distância e eLearning são as seguintes:

1. Ser titular do grau de mestre ou equivalente legal, em qualquer área científica;

2. Ser titular de grau de licenciado e detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade de Acolhimento, como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

3. Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, cuja adequação seja reconhecida pelo Conselho Científico da Universidade de Acolhimento. 

4. Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade de Acolhimento como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Além das condições de acesso acima referenciadas, são pré-requisitos fundamentais para admissão ao Programa de Doutoramento:

(i) Competências digitais ao nível da utilização, pesquisa, organização e gestão de informação; (ii) Domínio da língua portuguesa que permita o desenvolvimento adequado das atividades académicas;

(iii) Conhecimento da língua inglesa e espanhola ao nível da compreensão.

Para mais informações consultar:

https://portal.uab.pt/candidaturas-3ciclo/

http://guiadoscursos.uab.pt/wp-content/uploads/2022/07/DEED_dEDEL_Despacho_conjunto_-2022-23.pdfO Doutoramento em Educação a Distância e elearning está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) (NCE/20/2001028, de 2021/04/08) e está registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Cr 119/2021/AL01 de 04 de agosto 2021.

Avaliação A3ES | 6 anos | 08-04-2021

Secretariado do Curso (edição 2022-2025)

Maria Virgínia Couceiro

Guia curso

Plano curricular

O doutoramento de Educação a Distância e eLearning resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta e Universidade do Minho, dando origem a um diploma e uma carta doutoral assinada por ambos os reitores das universidades parceiras.

Estrutura Curricular: