O seminário de Temas Avançados em EADeL I configura-se como uma uc de aprofundamento dos principais tópicos constitutivos deste domínio de estudos e de áreas temáticas inovadoras e paradigmáticas na EADeL contemporânea.
Educação a Distância; Educação Aberta; Comunicação Online; Literacia Digital; Transformação Digital; Tecnologias e Médias Digitais; Conteúdos em EDeL.
No final da UC, o estudante deverá ser capaz de:
– Dominar os fundamentos conceptuais, terminológicos e processuais da área da Educação a Distância e do eLearning.
– Analisar as problemáticas relacionadas com a transformação digital dos processos de ensino e aprendizagem em contextos EDEL.
– Avaliar os impactos da transformação tecnológica nos sistemas, instituições e agentes educativos, no contexto dos novos cenários de aprendizagem emergentes.
– Projetar e construir novos cenários para o processo educativo e as suas práticas no âmbito da EDEL e no contexto da sociedade em rede.
Tópicos programáticos
• Fundamentos da Educação a Distância e eLearning. São abordados fundamentos conceptuais, processuais, terminológicos em EDEL e as suas dimensões histórica e sociotécnica. Analisam-se princípios conceptuais, gerações e modelos de EDEL.
• Comunicação Online e EDEL. São abordadas problemáticas da comunicação contemporânea, analisados os processos comunicacionais online, face-a-face e híbrido em contextos interpessoais, grupais e em rede e as suas implicações para os processos educacionais.
• Cultura Participativa, Inclusão e Equidade no contexto da EDEL. São analisados impactos da cultura participativa, inclusão e equidade enquanto dimensões críticas da transformação digital dos processos de ensino e aprendizagem em EDEL,a literacia sociais, desigualdades digitais.
• Tecnologias e Medias na EDEL. Caracterizam-se e avaliam-se as tecnologias/ medias em EDEL e transformações atuais e emergentes.
• Conteúdos no sistema de EDEL Educação Aberta e EDEL. Tendências e papel dos Conteúdos; modelos e produção de conteúdos em EDEL.
• Educação Aberta e EDEL. Pretende-se avaliar o impacto dos movimentos de Educação Aberta e da ciência aberta, no contexto de EDEL, nomeadamente Recursos Educacionais Abertos (REA), Práticas Educacionais Abertas (PEA), MOOCs.
Referências bibliográficas básicas:
Bates, T. (2015). Teaching in a Digital Age. TB Assoc.
Dias, P. (2017). Aprender na Sociedade Digital: para uma escola em rede. Conselho Nacional de Educação (Eds.) Aprendizagem, TIC e redes digitais (pp.164-171). CNE.
Jhangiani, R., & Biswas, R. (2017). Open: The Philosophy and Practices that are Revolutionazing Education and Science. UPress.
Kuklinski, H.P., & Cobo, C. (2020). Expandir la universidad más allá de la enseñanza remota de emergencia Ideas hacia un modelo híbrido post-pandemia. OSchool.
Lachtem, C. (2018). Open and Distance non-formal education in developing countries. Springer.
Morgado, L., & Costa, A. (2018). Mapeamento das tendências de investigação em EAD e eLearning - 2004-2013. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 53-71.
Weller, M. (2020). 25 Years of Ed Tech. Athabasca UP.
Zhang, K., Bonk, K., Reeves, T., & Reynolds, T. (2020). MOOCs and Open Education in the Global South. Taylor & Francis.
O seminário STA EDELI contempla processos de trabalho autónomo e colaborativo, promovendo atividades de: a) análise e discussão de textos científicos b) participação em conferências online; c) elaboração de artigos e artefactos digitais; d) partilha e discussão de trabalhos realizados em fóruns da sala de aula virtual e em plataformas abertas. Atendendo a que o doutorando pode escolher 4 de 6 temas EDEL, permite-se um grau de flexibilidade de escolha temática e de adequação aos interesses de investigação dos doutorandos, no interior do seminário. O seminário STA EDELI decorre na plataforma de elearning da UAb complementada com recurso a vários dispositivos da Web 2.0 (Blogues, Wikis, Redes Sociais, etc). A sala de aula virtual expande-se para contextos abertos onde se discute e partilha as temáticas do seminário de temas avançados em EDEL e comunidades de investigadores da área. Os trabalhos, individuais e de grupo, são partilhados e discutidos em fóruns e plataformas diversas e abertas, e parte do e-portefólio que o estudante desenvolve ao longo do seu percurso no seminário.
A avaliação integra o próprio processo de aprendizagem. Decorre ao longo do seminário sendo contínua, formativa e processual, a partir dos trabalhos e artefactos digitais produzidos no âmbito do seminário possuindo as seguintes vertentes: autoavaliação, avaliação por pares e avaliação do professor. A classificação final do seminário obedece ao regulamento de avaliação e classificação praticado na UAb, sendo descritiva e quantitativamente expressa numa escala de 0 a 20.