Temas Avançados em Educação a Distância e eLearning II
Código: 13031
Departamento: DEED
ECTS: 7.5
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 30

O seminário de Temas Avançados EDEL II visa desenvolver as ferramentas teórico-conceptuais necessárias à abordagem do campo de estudos especializado do doutoramento em EDEL. Os conteúdos organizam-se em módulos temáticos. Os doutorandos deverão escolher três módulos, de acordo com os seus interesses de investigação aprofundando assim, as temáticas.

EDeL, Tecnologias Emergentes, Docência Online, Modelos de Formação, Culturas de Aprendizagens Online, Competências Digitais, Desenho da Aprendizagem, Avaliação Digital.

Espera-se que, no final da UC, os estudantes sejam capazes de:

– Analisar o campo conceptual da Educação a Distância e eLearning (EDEL) a nível macro, meso e micro.

– Analisar temáticas emergentes de Educação a Distância, eLearning e afins.

– Refletir crítica e fundamentadamente sobre as temáticas selecionadas para o seu percurso individual.

Tópicos programáticos

• Tecnologias Emergentes em EDEL. Simulações, Gamificação, Realidade Aumentada, Learning Analytics, Inteligência Artificial, Robótica, Cibersegurança.

• Docência e Desenvolvimento Profissional em EDEL. Atores e Estratégias, Competências Digitais dos Atores, Modelos de Formação Docência Online.

• Universos do Estudante em EDEL. Culturas da Aprendizagem em EDEL, Inclusão Digital, Motivação, Bem- Estar Online.

• Design do Ensino e Aprendizagem em Contextos de EDEL. Modelos Pedagógicos, Desenho da Aprendizagem EDEL, Processos Pedagógicos EDeL.

• Avaliação em EDEL. Cultura e Modelos Avaliação Contextos Digitais, Dimensões da Avaliação e Sustentabilidade.

• Organização e Gestão dos Sistemas de Educação a Distância e ELearning. Políticas, Sistemas, Infraestruturas, Cultura organizacional, Inovação, Avaliação da Qualidade.

Referências bibliográficas básicas:

Azevedo, A., & Azevedo, J. (2019). Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education. IGI Global.

Çakiroglu, U., Kokoç, M., Gokoglu, M., Özturk, M., & Erdogdu, F. (2019). An Analysis of the Journey of Open and Distance Education: Major Concepts and Cutoff Points in Research Trends. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 20(1). https://doi.org/10.19173/irrodl.v20i1.3743

Leví-Orta, G., Sevillano-García, L. & Vázquez-Cano, E. (2020). An evaluation of university students’ latent and self-perceived digital competence in the use of mobile devices. European Journal of Education, 55 (3), 441– 455. https://doi.org/10.1111/ejed.12404

Gaspar, H., Morgado, L., Mamede, H. S., Oliveira, T., Manjón, B. F., & Gütl, C. (2020). Research priorities in immersive learning technology: the perspectives of the iLRN Community. Virtual Reality, 24 (2), 319-341.

Jung, I. (2019). Open and Distance Education Theory Revisited. Springer.

Teixeira, A., Bates, T., Mota, J. (2019). What future(s) for distance education universities? Towards an open network-based approach. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1),107-126.

 

No seminário está prevista a existência de processos de trabalho autónomo e colaborativo, promovendo atividades de:

a) análise e discussão de textos científicos

b) participação em seminários online;

c) elaboração de esquissos de planos de

investigação;

d) análise de estudo no campo do EDEL;

e) partilha e discussão de trabalhos realizados em fóruns restritos e em plataformas e outras iniciativas abertas. 

O seminário decorre em plataformas online, com recurso à utilização de dispositivos da Web 2.0. A sala de aula virtual

expande-se para contextos mais amplos onde se discutem e partilham problemáticas da investigação em EDEL. Os

trabalhos, individuais ou de grupo, serão partilhados e discutidos em fóruns e plataformas diversas, abertas ou restritas, e

farão parte do e-portefólio que o estudante irá desenvolver ao longo do seu percurso de doutoramento.

 A avaliação integra o próprio processo de aprendizagem. Decorre ao longo do seminário sendo contínua, formativa e processual, a partir de

trabalhos que interligam as fases cruciais do planeamento e do desenvolvimento do processo de pesquisa. A

classificação final do seminário obedece ao regulamento de avaliação e classificação adotado, sendo descritiva e

quantitativamente expressa numa escala de 0 a 20.