A unidade curricular (UC) introduz uma definição e um escopo relativos à Transformação Digital (TD), introduzindo um contexto histórico.
São apresentados os impulsionadores críticos da transformação digital, focando nos avanços tecnológicos, nas mudanças das expetativas dos utilizadores, na evolução organizacional, e nas alterações nas dinâmicas dos mercados e emergentes pressões regulamentares e de conformidade.
Posteriormente é apresentada a estratégia digital, relacionamento com os utilizadores, aspetos de reconfiguração operacional e a emergente digitalização dos modelos de negócio.
A UC foca os capacitadores tecnológicos da TD, nomeadamente a computação em nuvem e edge computing, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e machine Learning, e as tecnologias de registo distribuído e blockchain.
Será abordada a TD em diferentes setores, com enfase nos benefícios e desafios. Setores cobertos em detalhe:
- Setor do retalho
- Setor da Indústria
- Setor da Educação
Por fim são apresentados Estudos de caso, a saber:
Caso 1. Lisboa Smart City
Caso 2. Grupo Alibaba
Caso 3. Gigafactory 1 da Tesla
Caso 4. Netflix
Caso 5. Amazon
Transformação Digital
Impulsionadores Críticos
Tecnologia
• Conhecimentos fundamentais sobre a TD e os conceitos relacionados;
• Capacidade para reconhecer e saber ultrapassar os desafios da TD;
• Identificar e avaliar diferentes tecnologias, tendências e impactos ligados à TD;
• Conhecer realidades concretas de TD em Vendas permitindo perspectivar uma aplicação nas suas próprias realidades empresariais.
• Contribuir para a estratégia digital da organização e criar oportunidades para novos modelos de negócio.
• Aplicação do saber a problemas e projetos reais.
Tema 1 – Introdução à Transformação Digital
Ambientação
Discussão do PUC
Definição e escopo
Contexto histórico
Tema 2 - Impulsionadores críticos da transformação digital
Avanços Tecnológicos
Mudanças nas expetativas dos utilizadores
Evolução organizacional
Alterações nas dinâmicas dos mercados
Pressões regulamentares e de conformidade
Tema 3 – Estratégia digital, utilizadores, operações e modelos de negócio
Estratégia Digital
Relacionamento com o utilizador
Reconfiguração operacional
Digitalização dos modelos de negócio
Tema 4 - Capacitadores tecnológicos
Computação em nuvem e edge computing
Internet das Coisas
Inteligência Artificial e machine Learning
Tecnologias de registo distribuído e blockchain
Tema 5 - A transformação digital em diferentes
setores
Benefícios e desafios da transformação digital nos diferentes setores
Setor do retalho
Setor da Indústria
Setor da Educação
Tema 6 – Estudos de caso
Caso 1. Lisboa Smart City
Caso 2. Grupo Alibaba
Caso 3. Gigafactory 1 da Tesla
Caso 4. Netflix
Caso 5. Amazon
Isaías, Pedro, Miranda, Paula & Pífano, Sara (2025): Transformação Digital nas Organizações: Fundamentos, Tecnologias e Estratégia, 1ª edição, Edições Silabo, Portugal
Será ainda disponibilizado material de apoio pelo docente.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.