A unidade curricular tem por objetivo sensibilizar os estudantes para algumas particularidades do território, da sociedade e da cultura francesas, no período compreendido entre 1789 e o século XXI, a partir de reflexões que relacionam a geografia, a história e a vida política, económica, social e cultural.
França séc. XIX, XX e XXI
Cultura
Sociedade
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
· Ler de forma crítica, analisar e comentar documentos relacionados com a sociedade e cultura francesas
· Identificar e analisar o impacto da geografia da França e do ordenamento do território na evolução da sociedade
· Avaliar as especificidades demográficas da França
· Problematizar os principais factos, tendências e ruturas sociais e políticas de finais do séc. XVIII ao séc. XIX (1789-1870)
· Identificar os principais movimentos culturais em França no século XIX
· Analisar representações da sociedade do séc. XIX na literatura e nas artes
1. Território e População
- Território e população na França metropolitana
- Demografia e migrações
2. O Tempo das Revoluções (séc. XVIII-XIX)
- Revoluções e mudanças de regime (1789-1870)
- Revoluções nas ciências e nas técnicas no séc. XIX
3. Revoluções nas Letras e nas Artes (séc. XIX)
- Literatura e Sociedade
- Artes plásticas
Bibliografia principal
Bibliografia principal
FERRO, Marc, História de França, Lisboa: Edições 70, 2016.
GONCALVES, Luís Carlos Pimenta ─ Sociedade e Cultura Francesas. Leituras e perspetivas. Lisboa: Universidade Aberta, 2022 (partes I e II) - ebook a requisitar aqui:http://www.iacervo.com/uab/book_ileio/944724 ou adquirir aqui: http://resellers.euebooks.com/uab/book/sociedade-e-cultura-francesas-leituras-e-perspetivas/T0K8YC
VOYELLE, Michel, A Revolução Francesa 1789-1799, Lisboa, Edições 70, 2007.
Serão igualmente disponibilizados e/ou aconselhados ao longo do semestre textos de outros autores, complementando os conteúdos estudados na bibliografia principal, assim como documentos audiovisuais, mapas e websites relacionados com os temas em estudo.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.