Psicologia Social Intercultural
Código: 42009
Departamento: DCSG
ECTS: 7
Área científica: Psicologia
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 32

A questão da diversidade cultural, das migrações, dos contactos interculturais e da comunicação intercultural constitui uma das áreas mais importantes com que se confronta hoje em dia a Psicologia, muito particularmente a Psicologia Social Intercultural. O desenvolvimento de conhecimentos no âmbito das relações e das competências interculturais afigura-se como uma exigência ética, cívica, científica e profissional para fazer face à complexidade, mobilidade populacional e diversidade cultural do mundo contemporâneo e que afeta os diferentes sectores da sociedade. Esta Unidade Curricular objectiva: desenvolver a sensibilidade e competências para as questões relacionadas com a cultura e comportamento social, com a unidade e diversidade do comportamento humano, com a importância da multi/interculturalidade e gestão da diversidade e das relações interculturais na sociedade atual; promover o conhecimento dos principais conceitos ao nível da Psicologia Social Intercultural; fornecer conhecimentos necessários à identificação e compreensão dos factores que podem dificultar ou facilitar os processos adaptativos e as relações entre grupos e indivíduos de diferentes culturas; proporcionar conhecimentos que favoreçam a comunicação intercultural e o desenvolvimento de competências interculturais aplicáveis em contextos diferentes, nomeadamente no âmbito educacional, laboral, jurídico, social, comunitário, religioso, político ou da saúde.

Diversidade cultural
Interculturalidade e Migrações
Cultura e Comportamento social
Comunicação Intercultural

- Desenvolver conhecimentos e competências teórico- práticas aprofundadas para a análise e compreensão dos diferentes processos individuais e colectivos relacionados com a diversidade intercultural e as relações interculturais, bem como com a gestão e negociação das identidades, dos conflitos e da comunicação intercultural.

- Aplicar essas competências e conhecimentos tendo em vista a implementação de contextos, práticas e políticas promotoras de comunicação e contactos favoráveis entre os indivíduos e as culturas, de resolução de problemas interculturais e das dificuldades pessoais, psicossociais e comunicacionais que os indivíduos e os grupos encontram no contacto com outras culturas.
- Favorecer o desenvolvimento de competências para o aprofundamento da investigação e para uma intervenção mais competente e inovadora na área das relações interculturais e das migrações.
 - Promover a reflexão sobre os numerosos desafios que se colocam aos profissionais dos diferentes sectores e aos cidadãos para viverem e comunicarem numa sociedade caracterizada por uma crescente multiculturalidade, conflitualidade, heterogeneidade e complexidade.

- A Psicologia Social Intercultural
- Cultura, Comportamento Social e Identidade
-  Interculturalidade e Migrações: Dinâmicas Individuais, Psicossociais e Processos Interculturai
-  Comunicação Intercultural
-  Competências Interculturais

Ladmiral, J., Lipiansky, E. (1989). La communication Interculturelle. Paris, A. Colin.
Neto, F. (2002). Psicologia Intercultural. Lisboa: Universidade Aberta.
Ramos, N. (2001). Comunicação, Cultura e Interculturalidade: Para uma Comunicação Intercultural. Revista Portuguesa de Pedagogia. (35,2): 155-178.
Ramos, N. (2008) (org.) Saúde, Migração e Interculturalidade. João Pessoa: EDUFPB
Ramos, N. (2008). A diversidade cultural na cidade: Problemas e Desafios. L. Rubim & N. Miranda (org). Transversalidades da Cultura.Salvador: EDUFBA, pp.133-179.
Ramos, N. (2009) Saúde, Migração e Direitos Humanos. Mudanças – Psicologia da Saúde. S. Paulo, 17 (1), Jan-Jun, 2009, 1-11 https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MUD/article/viewPDFInterstitial/1924/1938

Ramos, N. (2009). Diversidade Cultural, Educação e Comunicação Intercultural. Políticas e Estratégias de Promoção do Diálogo Intercultural. Revista Educação em Questão, v. 34, n. 20, CCSA, Natal, UFRN: 9- 32. http://www.incubadora.ufrn.br/index.php/req/article/viewFile/695/601
Ramos, N. (2010). “Interculturalidade e Alteridade: dinâmicas, contextos e políticas”. In Perspectivas em informação visual : cultura, percepção e representação. L.Toutain, J. Serafim, Y. Geffroy (org.). Salvador: EDUFBA, pp. 42-56.
Ramos, N. (2012). Comunicação em Saúde e Interculturalidade – Perspectivas Teóricas, Metodológicas e Práticas. RECIIS – Revista Eletrónica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, (6), 4.
 http://www.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/672

Ramos, M. C. P (2013). Globalização e multiculturalismo. Revista Inter-Legere, UFRN, 13:75-101. http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/13/pdf/es03.pdf 
Ramos, N. (2013). Interculturalidade(s) e Mobilidade(s) no espaço europeu: viver e comunicar entre culturas. The Overarching Issues of the European Space. Porto: Faculdade Letras Universidade do Porto: 343-360. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12349.pdf

 

Todas as actividades de ensino e de aprendizagem relativas a esta unidade curricular serão realizadas em regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.