Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes para a realização de tarefas nas diversas áreas da vida social e académica em língua francesa graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês III.
Nível a atingir: B.1.1 (segundo o QECR para as línguas)
Desenvolvimento de competências linguísticas orais e escritas
Desenvolvimento de competências (inter)culturais
A unidade curricular Francês IV corresponde ao nível B1.1 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
•É capaz de compreender os pontos principais quando é usada uma linguagem clara e corrente e se trata de assuntos familiares como o trabalho, a universidade, os lazeres, etc;
•É capaz de lidar com a maioria das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua-alvo é falada;
•Pode produzir textos simples sobre temas familiares e áreas de interesse;
•Pode descrever um evento, uma experiência ou um sonho, descrever uma esperança ou uma meta e expor de forma breve razões e explicações para um projeto ou uma ideia.
Conteúdos comunicacionais e linguísticos:
Le conditionnel présent
L´imparfait
Le futur proche
Le présent du subjonctif
A concordância dos tempos verbais
Construções verbais de verbos impessoais
Os indicadores temporais
A expressão da intensidade
A expressão da opinião
A expressão da eventualidade
Os articuladores do discurso
As preposições e os pronomes
O lugar dos pronomes e doubles pronoms
Indicadores temporais
Conteúdos (inter)culturais:
Expressar afinidades/impressões/sentimentos/intensidade
Pedir, dar e confirmar informações
Situar-se no tempo e no espaço
Narrar, descrever e avaliar
Falar de projectos futuros
Preferências e hábitos
Propor/ sugerir e aceitar/recusar
Dar a sua opinião
Participar num debate e argumentar/refutar
Dar a sua opinião
Participar num debate e argumentar/refutar
Formular hipôteses
Avaliar qualidades pessoais
Adaptar o seu registo de língua
Descrição física
Os espectáculos e os lazeres
Os media e as redes sociais
O mundo empresarial
C. Flumian, J. Labascoule, S. Priniotakis, C.Royer, Nouveau Rond-Point 2, Méthode de Français, Niveau B1 du CECR + CD Audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011.
C. Flumian, J. Labascoule, S. Priniotakis, C.Royer, Nouveau Rond-Point 2, Cahier d'activités + CD audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Francês ao nível B2, de acordo com o QECR para as línguas.