Discurso Oral
Código: 52043
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Linguística
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 55

Esta unidade tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os processos envolvidos na produção e na compreensão do discurso oral, de modo a permitir uma melhor operacionalização de estratégias no ensino desta modalidade verbal. As propriedades inerentes ao discurso oral serão apresentadas e discutidas para sensibilizar o estudante para as suas especificidades. Estudar-se-á a competência comunicativa oral na sua vertente de produção, identificando os vários momentos e os vários saberes linguísticos que integram a planificação do discurso no cérebro até à sua realização fonética, e na sua vertente de compreensão, especificando o percurso do sinal sonoro até ao momento da sua concretização em significado. A aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração de estratégias para o ensino do discurso oral constituirá o objetivo final desta unidade curricular.

No final, o estudante deverá:
-reconhecer as propriedades do discurso oral;
-caracterizar a competência comunicativa oral.

Discurso oral
1.1. Propriedades do discurso oral
1.2. Competência comunicativa oral
1.2.1 A expressão do oral: planificação e produção
1.2.2 A compreensão do oral: percepção e processamento
1.3. Estratégias para o ensino do discurso oral

Brown, G. & G. Yule (1999) Teaching the spoken language. Cambridge: CUP.
Bygate, M. (2003) Speaking. Oxford: OUP.
Cutler, A. (2005) Twenty-first century psycholinguistics: four cornerstones. Lawrence Erlbaum Associates Publishers.
Levelt, W. (1989) Speaking: from intention to articulation. Cambridge, MA: MIT Press.
Mateus, M. H. M., A. Brito, I. Duarte, I. H. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003)
Gramática da Língua Portuguesa. 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta
O’Connell, D. & S. Kowal (2008) Communicating with one another. Springer.
Pridham, F. (2001) The language of conversation. London: Routledge.
Santasusana, M. (1998) Discurso oral formal: contenidos de aprendizaje e secuencias didácticas. Barcelona:Editorial Graó.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de dois e-fólios, ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação (e-fólio global), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando, então, uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.