A unidade curricular (UC) faz uma introdução ao conceito de Transformação Digital (TD) e aos aspetos interrelacionados. Foca-se, igualmente, no papel, nos desafios e nas oportunidades dos gestores relativamente à TD, permitindo aos estudantes adquirirem conhecimentos de como preparar as organizações para a TD, bem como abordar questões como os recursos humanos no âmbito da TD. Um dos pilares importantes da UC é o enfoque em tecnologias, tendências e impactos para 2030. Serão abordados temas como políticas europeia e nacional para a transformação digital, a economia circular de dados, as tecnologias e tendências emergentes, os impactos das tecnologias e tendências emergentes, a inovação em serviços e o SSME e a ética, privacidade e segurança. Por último serão abordados exemplos de TD em vendas.
Tecnologia
Estratégia
Inovação
• Conhecimentos fundamentais sobre a TD e os conceitos relacionados;
• Capacidade para reconhecer e saber ultrapassar os desafios da TD;
• Identificar e avaliar diferentes tecnologias, tendências e impactos ligados à TD;
• Conhecer realidades concretas de TD em Vendas permitindo perspectivar uma aplicação nas suas próprias realidades empresariais.
Tema 1 – Introdução à Transformação Digital
Ambientação
Discussão do PUC
Conceitos essenciais
O tempo de transformação digital
Tema 2 – O papel, os desafios e as oportunidades dos gestores relativamente à Transformação Digital
Dez desafios para os gestores
Preparar a organização para a transformação digital
Recursos humanos em tempo de transformação digital
Tema 3 – Tecnologias, tendências e impactos para 2030
Políticas europeia e nacional para a transformação digital
A economia circular de dados
Tecnologias e tendências emergentes
Impactos das tecnologias e tendências emergentes
Inovação em serviços e o SSME
Ética, privacidade e segurança
Tema 4 – Exemplos de Transformação Digital em Vendas
Exemplos
Nascimento, José Carlos (2022). Sistemas de Informação para Gestores em Tempo de Transformação Digital, 1ª edição, Edições Silabo, Portugal
ISBN:978-989-561-269-7
Será ainda disponibilizado material de apoio pelo docente.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.