Transformação Digital em Vendas (LGVR)
Código: 21192
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Management
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

 A unidade curricular (UC) faz uma introdução ao conceito de Transformação Digital (TD) e aos aspetos interrelacionados. Foca-se, igualmente, no papel, nos desafios e nas oportunidades dos gestores relativamente à TD, permitindo aos estudantes adquirirem conhecimentos de como preparar as organizações para a TD, bem como abordar questões como os recursos humanos no âmbito da TD. Um dos pilares importantes da UC é o enfoque em tecnologias, tendências e impactos para 2030. Serão abordados temas como políticas europeia e nacional para a transformação digital, a economia circular de dados, as tecnologias e tendências emergentes, os impactos das tecnologias e tendências emergentes, a inovação em serviços e o SSME e a ética, privacidade e segurança. Por último serão abordados exemplos de TD em vendas.

 

 

 Tecnologia

Estratégia

Inovação

 

• Conhecimentos fundamentais sobre a TD e os conceitos relacionados;

• Capacidade para reconhecer e saber ultrapassar os desafios da TD;

• Identificar e avaliar diferentes tecnologias, tendências e impactos ligados à TD;

• Conhecer realidades concretas de TD em Vendas permitindo perspectivar uma aplicação nas suas próprias realidades empresariais.

 

Tema 1 – Introdução à Transformação Digital

 

Ambientação

Discussão do PUC

Conceitos essenciais

O tempo de transformação digital

 

Tema 2 – O papel, os desafios e as oportunidades dos gestores relativamente à Transformação Digital

 

Dez desafios para os gestores

Preparar a organização para a transformação digital

Recursos humanos em tempo de transformação digital

 

Tema 3 – Tecnologias, tendências e impactos para 2030

 

Políticas europeia e nacional para a transformação digital

A economia circular de dados

Tecnologias e tendências emergentes

Impactos das tecnologias e tendências emergentes

Inovação em serviços e o SSME

Ética, privacidade e segurança

 

Tema 4 – Exemplos de Transformação Digital em Vendas

 

Exemplos

 

Nascimento, José Carlos (2022). Sistemas de Informação para Gestores em Tempo de Transformação Digital, 1ª edição, Edições Silabo, Portugal

ISBN:978-989-561-269-7

Será ainda disponibilizado material de apoio pelo docente.

 

E-learning.

 O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.